O presidente estadual do PSD no Ceará, ex-vice-governador Domingos Filho, confirmou, por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, 11, que o assessor Especial de Relações Institucionais do Palácio da Abolição ligou para prefeitos do PSD pedindo “declarações públicas” de apoio à governadora Izolda Cela (PDT) e à candidatura do ex-governador Camilo Santana o Senado Federal. A orientação do partido, contudo, segundo a nota, é manter a “neutralidade”.
O PDT está no processo de escolha de seu pré-candidato ao Governo do Estado. Entre quatro nomes colocados, a da então governadora Izolda Cela (reeleição) e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, viraram o centro da polarização no partido. Também são pré-candidatos o deputado estadual Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; e o deputado federal Mauro Filho.
“Tenho recebido diversas ligações de Prefeito(a)s do nosso partido perguntando como responder mensagens e ligações do Secretário Nelson Martins pedindo declarações públicas de apoio a governadora Izolda Cela para reeleição e à candidatura do ex-governador Camilo Santana para o Senado”, inicia Domingos, sem citar nomes dos chefes municipais procurados. “O PSD firmou entendimento de respeitar as instâncias de cada partido na escolha de seus candidatos a Governador(a) – no caso do PDT – e a Senador, no caso do PT”.
“Essa decisão de neutralidade, num processo que precisa de serenidade e mediação, é a mais adequada para diminuir os conflitos das disputas internas que, embora legítimas, não devem ser motivos para o encerramento da aliança que tem conseguido alavancar o desenvolvimento do Estado do Ceará”, diz a nota.
PSD no processo eleitoral
O PSD é um dos partidos com maior número de prefeituras no Estado. Atualmente, conta com 26 representações, figurando na segunda posição entre os partidos com maior número. O PSD fica atrás apenas do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem 29 das 184 prefeituras do Ceará – neste ano, a sigla incorporou 12 novos prefeitos, o deixando nessa posição. Os números, no entanto, dão conta da importância do PSD no pleito eleitoral de outubro próximo.
Seu presidente estadual, inclusive, quer vaga na vice-governadoria do bloco governista. Em encontro regional do partido em Limoeiro do Norte no sábado, 9, prefeitos e lideranças reivindicaram o espaço na chapa majoritária. O palanque contou com figuras como da pré-candidata Mazé Maia; e do presidente da Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), Gastão Bittencourt, que é pré-candidato a deputado federal pela agremiação.
O prefeito de São João do Jaguaribe, Raimundo César, foi um dos que manifestou apoio. “Domingos Filho merece estar na chapa majoritária. É deste lado que iremos seguir”, disse. “Domingos Filho, merecidamente, deve ser nosso futuro vice-governados”, ressaltou Mazé, por sua vez. Domingos Filho, por sua vez, destacou que seu projeto “político não é de oposição e nem de resistência”. “Existe um clamor da base partidária que é legítimo ao pleito que se pede. Fui o escolhido por ela para representá-la e tenho que saber negociar pelo motivo maior que a certeza que temos o melhor para apresentar ao povo cearense”.
PDT
Os deputados federais e estaduais cearenses do PDT se reuniram na manhã desta segunda-feira para tratar sobre a definição da chapa ao governo do Estado. O encontro contou com a presença do presidenciável Ciro Gomes (PDT) e do presidente estadual do partido, deputado federal André Figueiredo. Uma ausência importante foi a do senador Cid Gomes, que estava conduzindo as negociações com legendas aliadas sobre a candidatura.
“O Cid pediu, neste momento final, para que o Ciro o representasse. Então, o Ciro está trazendo para si, mesmo com a campanha federal, ele entende que o Ceará merece toda atenção e ele, como mais experiente nesse grupo e que faz do Ceará um exemplo para o Brasil, trouxe para si a responsabilidade de me ajudar nessa coordenação”, explicou André Figueiredo.
Nas últimas semanas, a preferência por Izolda Cela e por Roberto Cláudio à frente da chapa tem movimentado a bancada e os partidos aliados. PT, PV, MDB, PSD e PP lançaram nota apoiando a reeleição da atual governadora. O mesmo fizeram quase 30 parlamentares, incluindo pedetistas, da Assembleia Legislativa.
Confira nota, na íntegra, do PSD
“Tenho recebido diversas ligações de Prefeito(a)s do nosso partido perguntando como responder mensagens e ligações do Secretário Nelson Martins pedindo declarações públicas de apoio a governadora Izolda Cela para reeleição e à candidatura do ex-governador Camilo Santana para o Senado.
O PSD firmou entendimento de respeitar as instâncias de cada partido na escolha de seus candidatos a Governador(a) – no caso do PDT – e a Senador, no caso do PT.
Essa decisão de neutralidade, num processo que precisa de serenidade e mediação, é a mais adequada para diminuir os conflitos das disputas internas que, embora legítimas, não devem ser motivos para o encerramento da aliança que tem conseguido alavancar o desenvolvimento do Estado do Ceará.
Por essa razão, recomendo aos Prefeito(a)s do PSD e aos demais militantes do 55, que se abstenham de manifestar opinião sobre qual deve ser a definição do PDR entre qualquer um de seus 4 pré-candidatos, pois, certamente, em nada contribuirá com o processo de definição que já está inadequadamente inflamado.
Aproveito a oportunidade para convidar para a Convenção Estadual do PSD, que se realizará no dia 24 de julho, a partir das 18:00, na cidade de Tauá, oportunidade em que iremos deliberar sobre a posição do partido nas eleições de 2022.”
Fortaleza, 11 de julho de 2022
Domingos Filho
Presidente Estadual do PSD