Caio Salgueiro
Especial para OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br
Neste domingo, 24, os representantes cearenses no Campeonato Brasileiro entram em campo pela 19ª rodada. O Ceará joga às 16 horas contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Já o Fortaleza enfrenta o Santos logo após, na Arena Castelão, às 19 horas.
Depois de duas vitórias consecutivas na competição, o Vovô se distanciou da zona de rebaixamento e agora mira a parte de cima da tabela. Ocupando a 11ª posição com 24 pontos, o time está a seis pontos de diferença do 17º colocado, América Mineiro, e os mesmos seis pontos separam o clube alvinegro do Internacional, 6º colocado e primeiro clube na zona de Libertadores.
A equipe de Marquinhos Santos agora tem pela frente o lanterna Juventude, podendo chegar a sua terceira vitória seguida no torneio. Este fato não ocorre desde setembro de 2020, quando o time venceu Bahia, Atlético Goianiense e Fortaleza seguidamente naquela edição do Brasileirão.
O adversário da vez, Juventude, vem de péssimo momento no campeonato e a sua posição (20º) na tabela reflete isso. A equipe não vence há nove jogos e possui o pior desempenho dentro de casa entre todos os clubes do Brasileirão, tendo vencido apenas uma partida em seus domínios. No seu último jogo, o time jaconero levou uma goleada por 4 a 0 do Flamengo, tornando-se a pior defesa do torneio, com 32 gols sofridos.
Estes dados agradam o Ceará, que por sua vez vive bom momento e possui um notável rendimento fora de casa. O time alvinegro é a sétima melhor equipe do campeonato jogando fora de seus domínios, sendo melhor até do que quando joga na Arena Castelão.
LEÃO BUSCA RESPIRAR
O tropeço na última rodada diante do RB Bragantino fez surgir uma necessidade ainda maior de vitória do Leão neste final de semana. Foi o sexto jogo em que o Tricolor do Pici deixou pontos escaparem nos minutos finais da partida.
A desconfiança da torcida leonina aumenta quando percebe que o clube possui a terceira pior campanha do Brasileiro dentro de casa, tendo vencido apenas uma partida na Arena Castelão. A vitória ocorreu há mais de um mês, contra o América Mineiro, pela 13ª rodada.
Com 14 pontos e na 19ª colocação, o time de Juan Pablo Vojvoda não sairá da zona de rebaixamento mesmo em caso de vitória, mas pode deixar a vice-lanterna. Entretanto, uma derrota ou empate pode fazer o time encerrar o primeiro turno do Brasileirão na lanterna, caso o Juventude ganhe do arquirrival Ceará na partida anterior.
O adversário do Leão, o Santos, vem de uma vitória diante do Botafogo que deixou o time na primeira metade da tabela. Com 25 pontos e na 9ª colocação, o Peixe irá estrear o técnico Lisca na partida contra o Fortaleza, anunciado na última quarta-feira, 20.
Entretanto, o retrospecto recente deste duelo na Arena Castelão pode animar a torcida tricolor. Desde que retornou à Série A, o Fortaleza venceu o Santos duas vezes e empatou uma dentro de casa. A vitória mais memorável deste confronto é a partida em novembro de 2019, quando a então equipe de Rogério Ceni venceu por 2 a 1 e deu um grande passo rumo à classificação para a Copa Sul-Americana.