Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

Dom Gregório, arcebispo de Fortaleza, recebe Pálio das mãos do Núncio Apostólico do Brasil

A cerimônia de imposição do Pálio Arquiepiscopal, que simboliza a missão pastoral do bispo, foi realizada neste sábado (6), na Catedral de Fortaleza
Momento em que Dom Gregório recebe o Pálio Arquiepiscopal. Foto: Felipe Barreto

Compartilhar:

O arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, recebeu neste sábado (6) o Pálio Arquiepiscopal, insígnia que simboliza a missão pastoral do bispo. A imposição do Pálio foi realizada pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no País. A cerimônia ocorreu às 10h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O evento contou com a presença de clérigos da Arquidiocese e do Regional Nordeste 1, além de demais representantes católicos. O governador Elmano de Freitas (PT) também marcou presença.

“Em nome do papa Francisco e da Santa Igreja Romana, te entregamos o pálio que esteve guardado junto ao túmulo de São Pedro. Ele a ti é entregue para o ornamento da Arquiepiscopal de Fortaleza a ti confiada, ensinando o poder de metropolita para que use nos limites da sua província eclesiástica”, disse o Núncio.

Ainda conforme Dom Giambattista Diquattro, o pálio foi entregue para que sirva de unidade a Fortaleza. “Para que no dia da vinda e da liberação do grande Deus e príncipe dos pastores, Jesus Cristo, possa receber com a alegria que nos é confiada à estola da imortalidade e da glória eterna. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém”.

Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. Foto: Felipe Barreto

O PÁLIO

“Pálio”, palavra derivada do latim “pallium”, significa “manto de lã”. Uma faixa de lã branca, ela é colocada sobre os ombros do arcebispo. Conforme a Igreja Católica, o pano representa as ovelhas que o pastor carrega nos ombros, “assim como Cristo fez com a ovelha perdida”. O pálio, dessa forma, é destinado aos arcebispos metropolitanos, simbolizando a jurisdição em comunhão com a Santa Sé. Atualmente, a forma da insígnia é de uma faixa estreita de tecido com cerca de cinco centímetros de largura. No meio, ele é curvado e possui uma abertura, para repousar sobre os ombros, em volta da cabeça do arcebispo. Ele é posto acima da casula, e possui duas abas pretas penduradas dos dois lados. Visto tanto de frente quanto de atrás, a vestimenta lembra a letra “Y”.

Decorado com seis cruzes negras de seda, representando as feridas de Cristo – uma em cada cauda e quatro na curvatura -, o pano é cortado na frente e atrás, com três alfinetes de gema aciculada em forma de alfinete. Essas duas últimas características são uma lembrança dos tempos em que o pálio era um simples lenço duplo dobrado e pregado com um alfinete no ombro esquerdo.

NÚNCIO APOSTÓLICO

Dom Giambattista Diquattro, de 70 anos, é um arcebispo de origem italiana da cidade de Bolonha. Ele possui uma extensa formação e trajetória na Igreja Católica. Além de ser diplomata, teólogo e canonista, foi ordenado sacerdote em 24 de agosto de 1981. Dom Diquattro foi ordenado bispo em 4 de junho de 2005 é mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Ele também possui um mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Governador Elmano de Freitas esteve presente na cerimônia. Foto: Felipe Barreto

O Núncio Apostólico é o representante do Papa, funcionando como uma espécie de “embaixador da Santa Sé”. Sua missão é efetivar vínculos e tornar eficaz o diálogo e a proximidade das dioceses e bispos com o Romano Pontífice. A pessoa do Núncio deve promover e estimular o diálogo e as relações entre a Santa Sé e as autoridades do país ao qual ele é enviado. Em relação ao diálogo com o Estado, o Núncio exerce a função de diplomata, papel parecido ao dos embaixadores nos países.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna38

Brazil Travel Market espera reunir 5 mil profissionais de turismo em Fortaleza O Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste, anunciou