Indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio, “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” foi escolhido em competição com 105 obras inscritas de todo o país. A premiação será realizada no Rio de Janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), ocorrendo nos dias 24 e 25 de agosto.
O documentário conta a trajetória do estádio desde a sua construção, ocorrendo em 1973, quando ainda era o estádio Castelão, até os dias atuais, onde passou a ser chamada de Arena Castelão, após sua reforma para a Copa do Mundo de 2014, mostrando personagens históricos como o responsável pelo primeiro gol no estádio, o ex-jogador Erandy Montenegro, que faleceu em dezembro de 2023. Esta é uma produção do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, com produção de Roberto Leite e Rosane Gurgel, esta por último sendo também a diretora.
“Fiquei muito feliz em saber que fomos selecionados dentre as 105 obras inscritas de todo o Brasil para o Festival de Curtas Flávio Migliaccio, no Rio de Janeiro. E, mais ainda, ao saber que somos um dos filmes finalistas na categoria documentário e o único filme cearense na listagem dos 12 filmes premiados (ficção e documentário). No Ceará, há muitos profissionais e produções competentes para participar de qualquer festival de cinema nacional e internacional.” destacou Rosane Gurgel.
O seu lançamento ocorreu no ano passado, para comemorar os 50 anos da Arena Castelão, comemorado em novembro, e exibido em TV aberta e nas redes sociais do governo do estado, possuindo 21 minutos de duração. O Gigante do Mata Galinha também já foi indicado a uma premiação de cinema, ao Brazil New Versions Film Festival (festival de cinema para produções nacionais e internacionais).
Com esta produção cearense, estão concorrendo ao Festival de Curtas outros cinco documentários, sendo eles os seguintes; Ana Rúbia; Fazer Cinema Não É Mole Não; Paradiso de Aníbal; Onde Judas Roubou as Botas e O Sobrevivente da Candelária.
Assista ao documentário “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” abaixo: