Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Disputa entre André Fernandes e Carmelo Neto para a Prefeitura vira imbróglio do PL em Fortaleza

Dos 8 integrantes do diretório municipal, dois - Carmelo Neto e Priscila Costa - se mostraram contrários à indicação
Os dois fazem parte da base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro no Ceará. Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhar:

O representante do PL para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024 segue em pauta. Nesta sexta-feira (10), o deputado federal André Fernandes afirmou que seu nome foi aprovado pelo PL Fortaleza. Em nota enviada ao OPINIÃO CE, no entanto, o deputado estadual Carmelo Neto, que pleiteia concorrer ao Paço Municipal, disse que a indicação não tem peso para a definição. O parlamentar alega que “não existe Diretório Municipal do Partido Liberal no município de Fortaleza” e sim uma “Comissão Provisória, meramente representativa”.

Carmelo defende que a decisão partirá do diretório nacional. A Comissão Provisória foi protocolada em junho deste ano.

Segundo publicação repostada por André Fernandes nos stories, em suas redes sociais, um grupo do partido na Capital emitiu uma carta de apoio a seu nome – com exceção da deputada federal Priscila Costa e Carmelo Neto, que se mostram contrários à indicação. “Se houve [a reunião], nem Carmelo e nem Priscila foram convidados”, explica assessoria do parlamentar. Pelo menos 5 nomes teriam assinado carta de apoio à candidatura de Fernandes, conforme o parlamentar.

“Considerando o seu espírito de união, o proveitoso trabalho desenvolvido que se mostrou determinante para projetá-lo a deputado estadual e federal mais votado do Ceará nas eleições de 2018 e 2022, respectivamente, e a necessidade de se apresentar um nome que seja consenso entre a maioria com vistas a disputar o pleito eleitoral no ano de 2024, os membros do diretório municipal que agora subscrevem, vêm por meio desta presente nota declarar apoio ao deputado federal André Fernandes a pré-candidato oficial pelo Partido Liberal no município de Fortaleza”, aponta a carta de apoio a Fernandes.

A informação foi confirmada pelo próprio deputado federal, em suas redes sociais, por meio dos stories: “Gratidão! Agora vamos para a batalha”, escreveu, ao repostar uma publicação com a notícia.

Em nota de Carmelo enviada à reportagem, no entanto, o parlamentar nega o “martelo batido” em relação ao nome de Fernandes. “Desde a nova composição, nunca houve convocação para nenhuma reunião dos membros da Comissão Provisória para qualquer deliberação, muito menos para a escolha do pré-candidato”, aponta. “Mesmo que houvesse, é regra do Partido Liberal que a escolha de qualquer pré-candidato a prefeito, pelo partido, em qualquer capital do País, passe por todas as instâncias: municipal, estadual e nacional”.

“Portanto, não há definição, e qualquer nome que queria colocar-se à disposição do Partido Liberal para a disputa de 2023 está apto a participar do pleito interno”, finaliza.

Em entrevista exclusiva concedida ao OPINIÃO CE em agosto deste ano, o parlamentar mais votado nas Eleições 2022 para o Legislativo estadual destacou sua possível candidatura, a influência de Jair Bolsonaro e a dinâmica interna do partido. “Estou à disposição do meu partido. Fico muito feliz de ver que meu nome está sendo lembrado nesse debate. Meu nome está à disposição, outros também estão, mas esse martelo só será batido lá na frente, com o presidente Bolsonaro, com o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto”, disse, na oportunidade.

[ Mais notícias ]