Voltar ao topo

22 de março de 2025

Dias de alegria e curtição no Estação das Artes, no Centro de Fortaleza

Lugar é ponto de encontro de fortalezenses e turistas, sobretudo aos domingos, quando espaço promove roda de música e outras atividades
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Onde antes funcionava a centenária Estação Ferroviária João Felipe, a Estação das Artes hoje acomoda restaurantes, exposições e rodas de música. O lugar é ponto de encontro de fortalezenses e turistas, sobretudo aos domingos, quando o equipamento promove roda de música e outras apresentações artísticas.

Neste domingo, 15, teve início a roda de chorinho, que se estende pelos próximos quatro domingos consecutivos. No embalo da música, quem passa pelo local também pode saborear a culinária dos seis restaurantes espalhados pelo local, e fazer visita ao Centro de Design e à Pinacoteca.

Para a pedagoga hospitalar Clarice Sacramento, que visita o local pela primeira vez, a Estação “foi uma novidade muito positiva.” Ela adianta que pretende visitar o espaço mais vezes, da próxima vez com toda a família.

“Acho que é uma possibilidade de contato com a arte, com a história. Inclusive trazer a família, criança, adulto, para todas as idades. Eu já fui na exposição de design, agora tô me deslocando para a Pinacoteca. Hoje eu trouxe visitas que estão na minha casa e pretendo vir outras vezes, é uma possibilidade pro final de semana”, afirmou.

Roberta Santos, de Sobral, passou pelo local enquanto fazia um tour pela cidade e destacou o ponto. “Todo mundo falava que era muito bonito, a gente tá fazendo um tour por Fortaleza hoje, desde ontem a gente tá rodando por aqui. É a primeira vez que eu venho aqui [na Estação], soube desse local pela internet e por um amigo do meu esposo. Achei maravilhoso, muito bom, muito agradável pra vir domingo com as criança, com a família.”

Acompanhada do marido, a empreendedora também visitou as exposições e aproveitou para almoçar no local. O Mercado AlimentaCE – que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante – tem se firmado como mais um espaço para os amantes da gastronomia na Cidade. Ampliando gradualmente sua programação, o espaço oferece opções de sexta a domingo, para todos os públicos.

A área livre do Complexo Estação das Artes também é aberta para os visitantes, que aproveitam o espaço para atividades como andar de bicicleta e de patins e fazer caminhadas. Para a aposentada Conceição da Cruz, que usa o local para suas caminhadas diárias, a revitalização do equipamento veio em boa hora.

“Aqui é movimento, é seguro, ficam os seguranças, então é perfeito. Eu venho aqui quase todos os dias e todo domingo de manhã, é certo.”

[ Mais notícias ]