Voltar ao topo

15 de junho de 2025

Dia Mundial do Meio Ambiente: projeto realiza série de ações ambientais na APA do Rio Mundaú

As atividades previstas para a mobilização dos moradores são palestras sobre o lixo e a importância do Rio Mundaú, além da limpeza do mangue, das praias e do rio.
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar:

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), o projeto Restaurando a Natureza, Plantando Vidas promove uma série de atividades nos distritos de Mundaú e Canaã, no município de Trairi, entre os dias 5 e 7 de junho. Entre as ações previstas para a mobilização está a limpeza do mangue, das praias e do rio, além de palestras e apresentações artísticas e culturais. 

“Somos uma Área de Proteção Ambiental, por conta do estuário do Rio Mundaú. Anualmente, temos essas datas de mobilização e, neste ano, estamos batendo na tecla dos parceiros. Temos uma programação, junto aos parceiros, e estamos construindo essa mobilização”, explica o educador ambiental e responsável pela mobilização, Gilberto Santos. 

Conforme a Organização das Nações Unidas, a temática trabalhada no Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Nesse contexto, a ação de mobilização propõe ações que possam promover a proteção de áreas ambientais. O lançamento do projeto acontece na quinta-feira (5), nas rádios locais e pelas redes sociais. As atividades iniciam com a palestra “Lixo Oceânico”, na Escola Pública Nicolau Miguel Porto de Mundaú. 

Foto: Arquivo Pessoal

“É importante possibilitar que os alunos possam se envolver nas atividades. Levamos eles para um passeio de barco, para conhecer áreas de coleta, temos atividades artísticas, com teatro, dança e outras apresentações, para fazer com que a comunidade seja protagonista”, ressalta Gilberto. 

A programação segue até sexta-feira (7) com a limpeza da área de preservação do mangue local, de 500 metros, além de estudos sobre a fauna, flora, solo e da ocupação do ambiente. Também será realizada palestra no Colégio Santa Rita da comunidade de Coaça-Trairí, abordando a importância do Rio Mundaú na sobrevivência da população local. As atividades terão o auxílio de um técnico da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

“Aqui na APA (Área de Proteção Ambiental), já temos um plano de manejo e, agora, um técnico da Sema está nos ajudando a colocá-lo em prática. Ele é gestor da APA, que é de uso sustentável, ou seja, é permitido o uso, mas de modo sustentável, seguindo um conjunto de regras”, explicou o educador ambiental.

O encerramento das atividades conta com apresentação artística de Forró Pé de Serra, com o trio Ferruados de Mundaú e Juninho Diferenciado. 

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (5)

  • 8h: Lançamento do Projeto na Rádio Uirapuru de Itapipoca e nas redes sociais;
  • 10h: Lançamento do Projeto na Rádio Líder Fm de Itapipoca (103,1);
  • 15h: Palestra com o tema “LIXO OCEÂNICO – Escola Pública Nicolau Miguel Porto de Mundaú”.

QUINTA-FEIRA (6)

  • 8h: Concentração no campo de futebol da Villa dos Pescadores (Farol); Lanche coletivo;
  • 9h: Limpeza de 500m de  manguezal da área de preservação do mangue local; Diagnóstico da Fauna,Flora,do solo e da ocupação da área; Recolhimento e classificação de resíduos líquidos e sólidos no perímetro da área de proteção dos manguezais;
  • 15h: Palestra no Colégio Santa Rita, da comunidade de Coaça-Trairi, sobre a importância do rio Mundaú na sobrevivência da  população local (Coaça e Palmeiras);
  • 21h: Música ao vivo com Forró Pé de Serra.

SEXTA-FEIRA (7)

  • 8h: Concentração e lanche coletivo na margem leste do rio Mundaú (travesssia de balsa); Diagnóstico e Limpeza do Manguezal e da APA do Estuário do rio Mundaú;
  • 10h: Intercâmbio com os índios Tremembé; Troca de experiência de preservação e conservação ambiental;
  • 19h: Emissão do vídeo “LIXO NOS OCEANOS”, no Pólo de lazer de Mundaú;
  • Discussões, debates  e considerações acerca do vídeo emitido.

[ Mais notícias ]