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8 de outubro de 2024

Dia das Crianças deve movimentar R$ 285 milhões em Fortaleza; consumidor está mais prudente

O valor representa um crescimento de 1,8% em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC)
Dentre os produtos, brinquedos, vestuário e acessórios, estão entre os mais escolhidos. Foto: Divulgação/Fecomércio

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Celebrado no próximo sábado (12), o Dia das Crianças deve movimentar R$ 285 milhões em Fortaleza. Dentre os consumidores, 50,1% apontam que devem comprar presentes para os pequenos. O preço é o fator mais importa na hora da escolha do presente. Dos consumidores, 62% devem desembolsar entre R$ 51 e R$ 150 nos produtos. O levantamento foi feito entre os dias 15 e 18 de setembro, pela Fecomércio Ceará. Foram ouvidos 900 consumidores fortalezenses para entender a intenção de compras para o feriado.

Dentre os produtos, brinquedos, vestuário e acessórios, bicicleta, calçados e jogos educativos e de tabuleiro estão entre os mais escolhidos. Dos entrevistados, 35,4% devem comprar, em média, 3 presentes.

Já os locais das compras, shopping centers (33,3%), centros comerciais (24,5%) e lojas de rua ou galerias (23,4%) serão os que mais receberão consumidores nos próximos dias.

Para a diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, as datas comemorativas, como o Dia das Crianças, desempenham um papel fundamental no fortalecimento da economia local, especialmente no impulsionamento de micro e pequenas empresas. Brilhante alerta, ainda, para possíveis imprevistos na hora da compra. “Com a proximidade da Black Friday e do Natal, o que recomendamos aos consumidores é que procurem presentear suas crianças com valores previstos dentro do seu orçamento. A pesquisa já mostra um comportamento mais prudente do consumidor, preferindo pagar à vista, o que é excelente para evitar acumular contas no cartão de crédito”, destaca a diretora institucional.

O feriado também deve oportunizar os setores de entretenimento e alimentação, já que, para os 31% dos consumidores que planejam comemorar a data, residências (41,9%), parques e praças (17,9%) e praias (15,2%) estão entre os locais de escolha de comemoração.

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