Encerrando a campanha Julho Amarelo, o “dia D” de vacinação acontece neste sábado (27), em todo o Estado. Com foco na imunização contra as hepatites, além de contar com outras vacinas de rotina, a programação de imunização é divulgada por cada município. Em Fortaleza, a vacinação ocorre no Vapt Vupt do Papicu, equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), localizado no piso L2 do Shopping Riomar Fortaleza, das 10h às 16h. No dia D, também será disponibilizada a testagem rápida das hepatites B e C.
“A testagem possibilita o início do tratamento mais cedo, o que pode prevenir complicações graves e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Secretaria de Saúde (Sesa), Ana Maria Cabral.
O público-alvo da ação abrange todas as faixas etárias, tendo em vista a atualização do calendário vacinal e garantia da proteção contra as doenças para o retorno das férias. O mês de julho foi voltado para a orientação sobre como prevenir, diagnosticar e realizar o tratamento contra as hepatites virais. Durante todo o mês, a Saúde do Ceará promoveu atividades sobre a doença, como o webinar, que ocorreu na última quarta-feira (24), com o tema “Ferramentas Estratégicas para a Eliminação das Hepatites Virais”.
HEPATITES
As hepatites, causadas pelo vírus A, B, C, D e E são infecções virais que afetam o fígado e podem causar alterações leves e graves, além de se manifestarem de forma silenciosa. No Brasil, são mais comuns os vírus A, B e C. A principal maneira de prevenir as hepatites A e B é por meio da vacinação. Já no caso da hepatite C, o tratamento das pessoas infectadas com o vírus é feito com antivirais de ação direta, durante 12 semanas. Também é recomendado o uso de preservativos nas relações sexuais para a prevenção de todos os tipos da doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita, os testes rápidos que detectam infecções pelo vírus B e C, além das vacinas contra as hepatites A e B. O imunizante contra a hepatite B está disponível no SUS para todas as pessoas não vacinadas, independentemente da idade. Para crianças, a recomendação é que sejam feitas quatro doses da vacina, sendo a primeira ao nascer, seguida de reforços aos 2, 4 e 6 meses. (vacina pentavalente).