Menu

Destino China: primeira missão internacional liderada por Elmano começa na quinta (7)

Elmano e o prefeito da cidade chinesa de Xiamen, Huang Wen Hui, em maio, no Abolição: laços estreitados. Foto: Governo do Estado/Divulgação

Elmano de Freitas (PT) voltará a visitar a China, no fim desta semana, capitaneando uma missão de empresários e líderes políticos cearenses. Em abril, o governador do Ceará já viajado ao gigante asiático como parte da comitiva do presidente Lula. Na ocasião, o cearense assinou três acordos com empresas do setor energético chinesas, com o objetivo de impulsionar a economia do Estado.

O embarque para a China está programado para acontecer no feriado de 7 de setembro. A vice-governadora Jade Romero ficará à frente do Palácio da Abolição, durante a agenda internacional de Elmano, que deve durar uma semana. O objetivo do governador é atrair empresas chinesas de vários segmentos, como confecção, calçados e do setor energético. Mais uma vez, conquistar parceiros para investir no hidrogênio verde (H2V) é o foco do Governo do Estado.

A comitiva do governador Elmano de Freitas inclui empresários, dirigentes do Complexo Portuário do Pecem (que o Estado trabalha para ser o centro do negócio do H2V no Ceará), secretários estaduais e o senador Cid Gomes (PDT), presidente da Comissão de Hidrogênio Verde no Senado Federal.

PARCEIROS E ALIADOS

A primeira missão internacional de negócios liderada por Elmano foi planejada em detalhes. O governador já conheceu, on-line, todos os futuros parceiros, para acelarar o processo de instalação de empresas chinesas no Ceará.

Na agenda, está previsto encontro com investidores em Xiamen, na Província de Fujian. O Ceará mantém parceria com a província chinesa há mais de 20 anos. No ano passado, foi assinado um memorando ampliando cooperação, visando estreitar laços e firmar negócios em diversas áreas, da tecnologia à produção energética. Em 2020 e 2021, para o combate à pandemia, Fujian doou ao Estado equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção de covid 19. Cooperações entre Ceará e Fujian já estão em fase de desenvolvimento, nas áreas da educação superior e saúde.

Outra reunião está marcada com o Banco de Desenvolvimento do BRICS. A instituição é presidida pela ex-presidente Dilma Rousseff, correligionária de Elmano.

ELETROLISADOR

Uma dos principais compromissos do governador na China é a visita a uma grande empresa que produz eletrolisadores, para produção de H2V. A intenção é atraí-la para se instalar no Porto do Pecém. O eletrolisador é um dispositivo que permite produzir hidrogênio por meio de um processo químico (eletrólise) capaz de quebrar as moléculas da água, dividindo-as em hidrogênio e oxigênio. Se o processo usar fontes renováveis, ele não gera emissões de CO2.

O esforço para firmar parcerias com empresas chinesas do setor energético é fácil de entender. Combinando mão de obra mais barata e tecnologia avançada, o país lidera a corrida para a produção do H2V, ficand à frente da Europa e dos EUA. Conforme um relatório da Bloomberg, o sistema de eletrólise chinês pode custar menos de um terço do americano, seu principal concorrente no setor.