Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Destaques do PIB e empregos foram base da fala de Sarto na reabertura dos trabalhos da CMFOR

No plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, gestor reforçou também a importância da parceria com Legislativo para aspecto desenvolvimentista local
José Sarto participou da cerimônia de reabertura dos trabalhos da CMFOR
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Durante a reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) nesta segunda-feira, 1º, o prefeito José Sarto (PDT) destacou como ganhos de 2022.1 a continuidade de Fortaleza como maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e a sequência de cinco meses de Fortaleza como a capital que mais gerou empregos neste ano, conforme apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No plenário da Casa, o gestor reforçou também a importância da parceria com Legislativo para o aspecto desenvolvimentista local.

“Uma das grandes conquistas da nossa cidade e da nossa gestão é, mesmo enfrentando a crise e a pandemia, continuar sendo o primeiro PIB do Nordeste e continuar sendo, por cinco meses consecutivos, a Capital que mais gera empregos de acordo com o Cadastro Geral de Empregado e Desempregados.”

Sarto, que tem ampla maioria na CMFOR, afirmou que a gestão tem se comprometido em qualificar a infraestrutura de Fortaleza e que entregou obras de revitalização de espaços públicos da Cidade. A primeira parte do Parque Rachel de Queiroz, o Parque do Passaré, o Cuca do Pici, a nova Beira Mar e parte do projeto Beira-Rio, em processo e finalização, foram apontados por Sarto.

“Todas são megaobras. Além disso, entregamos 24 Areninhas, 13 Centros de Educação Infantil, duas Escolas de Tempo Integral e diversas áreas do Proinfra”, complementou. O prefeito apontou que, durante o mês passado, Fortaleza recebeu mais de 400 mil visitantes e que movimentou mais de R$ 1,5 bilhão com os setores envolvidos em atividades turísticas.

ÁREA DA SAÚDE
Na fala, foram apontadas duas mensagens enviadas à CMFOR: o reajuste em 56% do piso salarial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Também segundo a gestão, será realizado, ainda sem data fechada, um concurso público com 15 vagas para médicos (14 para psiquiatras e uma para neuropediatra) e geração de novas vagas para profissionais de saúde não médicos para a Raps. Élcio Batista (PSB), vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), pontuou que a Prefeitura tem intensificado os trabalhos de elaboração do Plano Diretor, com previsão para 2023 e em tramitação na Casa.

“O grupo gestor tem a participação da sociedade civil, da Câmara dos Vereadores e das entidades representativas. Os estudos vão se iniciar e já foram feitas licitações. Primeiro, teremos uma fase de diagnóstico e depois de debate, com a previsão de estar finalizado até o próximo ano”, relatou Élcio.

Presidente da CMFOR, Antônio Henrique (PDT) afirmou que os poderes Legislativo e Executivo municipais têm trabalhado de forma conjunta. O vereador informou ainda que a Câmara retornou ao cronograma normal de sessões, que estava reduzido por conta das recomendações de isolamento social para a prevenção ao coronavírus.

“Nós iniciamos este ano de 2022, por conta da pandemia, ainda com sessões reduzidas. Agora, nós retornamos às atividades durante três dias na semana, como manda o Regimento Interno. A única parte que alteramos foi a manutenção da participação de forma híbrida.”

[ Mais notícias ]