Voltar ao topo

18 de janeiro de 2025

Turismo em Fortaleza: Desafio de criar estratégias para surfar no turismo e agregar valor ao entorno

Localizada na Praia do Futuro, que ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da Capital, a barraca Crocobeach tem um dos maiores atendimentos a céu aberto do país
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Localizada na Praia do Futuro, um dos pontos turísticos da faixa litorânea da cidade de Fortaleza, que ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da Capital, a barraca Crocobeach tem um dos maiores atendimentos a céu aberto do país. Parte do Complexo Crocobeach, do qual também faz parte o hotel, a barraca atende, durante a alta estação, que compreende aos períodos de férias (julho, dezembro e janeiro), cerca de 3.500 pessoas simultaneamente.

De acordo com o supervisor de atendimento da barraca, Kayque Veríssimo, a média diária de público do estabelecimento é o dobro da quantidade de pessoas simultâneas. Ou seja, em períodos de férias, que são os períodos de meio de ano e final de ano, na alta estação, a barraca recebe aproximadamente cerca de 7.000 pessoas diariamente, entre moradores locais e turistas que vêm de fora de Fortaleza e entre hóspedes e consumidores que chegam e saem rapidamente. Em períodos de baixa estação, a barraca costuma receber 40% desse total, o que equivale a 2.800 pessoas diariamente em meses considerados “normais” dentro do comércio.

Segundo o gestor, a barraca tem consciência da importância da Praia do Futuro para o setor comercial e de turismo de Fortaleza. Além disso, a empresa também reconhece a própria importância dentro desse setor, que é um dos que mais movimentam verba e geram empregos anualmente na Capital.

“Nós sabemos que, em Fortaleza, a Praia do Futuro é um ponto turístico e faz parte do planejamento das pessoas que viajam para conhecer a Capital. Nós também temos consciência que a Crocobeach é uma empresa muito importante dentro da Praia do Futuro. Então, todos os dias nos capacitamos para receber melhor os nossos clientes e turistas, sempre buscando o melhor acolhimento e a melhor estrutura de praia possível dentro dessa faixa litorânea”, disse.

Ele explica que essa relevância da empresa dentro do cenário comercial da Capital é fruto da posição visionária que a barraca estabelece na forma como se relaciona com os clientes e do investimento em estrutura que a Crocobeach faz para fomentar o turismo e o comércio local. “Eu sintetizo o que nós fazemos aqui em uma palavra: investimento. Seja em estrutura, atendimento, capacitação de funcionários, maquinário, qualidade ou tecnologia. A barraca inova ano a ano e sempre procura estar atualizada no mercado”, explicou o supervisor.

REDE DE APOIO
Veríssimo, que trabalha na barraca há dez anos, explica que, além de estabelecer boas relações com os clientes, a empresa também busca desde sua criação, em 1998, formar uma rede de apoio à comunidade local. Para além dos empregos gerados pelo estabelecimento, os quais são, atualmente, cerca de 260 somente na barraca, o grupo Crocobeach, assim como outras barracas da região, também ajuda algumas instituições localizadas na Praia do Futuro. “Nós ajudamos algumas instituições, como uma que tem na Comunidade dos Cocos, próxima daqui. A casa também patrocina a iniciativa esportiva local. Nós apoiamos o Atlético Praia, um time formado no Caça e Pesca. Além disso, sempre que temos informação de pessoas que necessitam de ajuda, nós fazemos uma mobilização para tentar auxiliar”, apontou.

ESTRUTURA
Com cerca de 10 mil m² construídos, a barraca Crocobeach foi fundada em 1998 e faz parte do Complexo Crocobeach, no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. Além da barraca, o complexo comporta o hotel, que fica localizado a 200 metros da barraca e é o primeiro hotel contemporâneo da Praia do Futuro.

[ Mais notícias ]