Voltar ao topo

24 de março de 2025

Desabamento de teto de igreja mata uma turista e deixa cinco pessoas feridas em Salvador

Apesar de a Defesa Civil não ter encontrado nenhum sinal de perigo recente, a basílica enfrentou alguns problemas estruturais nos últimos anos
No interior da igreja, bombeiro militar procura vítimas sob os escombros. Foto: reprodução/ Redes Sociais

Compartilhar:

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em decorrência do desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, capital da Bahia. A tragédia ocorreu na tarde desta quarta-feira (5).

No momento da queda parcial do teto, nenhuma cerimônia era celebrada no templo, entretanto havia alguns visitantes no local. Logo que a ocorrência foi comunicada, três equipes do Corpo de Bombeiros se dirigiram ao Pelourinho, que fica no Centro Histórico da capital baiana, e iniciaram os trabalhos de resgate de vítimas e verificação da situação estrutural da igreja.

No interior da igreja, os bombeiros militares encontraram populares prestando os primeiros socorros às vítimas. Elas foram orientadas a deixar o local devido ao perigo de novo desabamento. O corpo da pessoa que morreu foi retirado do local, logo após a conclusão dos trabalhos periciais.

A mulher que morreu era Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, turista do estado de São Paulo. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, informou que a estrutura da edificação não apresentava indícios de possível desabamento.

Nenhuma vistoria anterior que fizemos demonstrou qualquer apontamento de risco. Todas as outras medidas administrativas e de segurança já estão sendo tomadas pela Defesa Civil”, afirmou Sosthenes Macedo, ainda no local da tragédia.

O santuário foi construído entre os séculos XVII e XVIII. A igreja e o convento de São Francisco foram classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. As duas edificações foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938.

Em 2023, a Igreja de São Francisco de Assis passou por uma restauração. A obra foi avaliada em R$ 4,1 milhões. Os recursos para a realização dos trabalhos foram conseguidos junto ao Fundo de Direitos Difusos, do Governo Federal.

 

[ Mais notícias ]