Os deputados federais cearenses José Airton (PT), Idilvan Alencar (PDT) e Leônidas Cristino (PDT) farão parte da comissão externa destinada a acompanhar, monitorar e buscar soluções para a finalização das obras públicas com recursos federais que se encontram inacabadas e paralisadas pelo Brasil. A comissão foi apresentada nesta quarta-feira, 15, na Câmara dos Deputados.
De acordo com levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), as obras paralisadas e inacabadas já receberam cerca de R$ 30 bilhões. O percentual de obras públicas paralisadas, aliás, subiu de 29% para 38,5% nos últimos dois anos.
“Lamento que mais da metade das obras paralisadas estão na Educação, diante do pouco interesse do governo anterior pela área. Além do Ceará, os estados do Maranhão, Pará, Bahia e Minas Gerais são os mais afetados com a paralisação das obras na Educação“, lamenta José Airton.
“As obras de 1.189 creches foram retomadas em todo o país. 265 estão paradas e 924 não foram finalizadas. Essa medida faz parte do pacote de ações assinadas pelo Presidente Lula, para combate à violência e discriminação contra as mulheres”.
Além dos três deputados federais do Ceará, farão parte da comissão, também, três deputados da Bahia, dois deputados de Minas Gerais, dois deputados de Goiás, e um dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas e Acre.