A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na última semanda, um projeto de indicação para criação do “Programa Saúde Mental – Juventude Legal”. O objetivo, segundo a proposta, é promover a assistência psicossocial aos jovens nas escolas da rede pública estadual de ensino. O autor do texto, deputado Queiroz Filho (PDT), explica que a iniciativa poderia abordar temáticas como bullyng, drogas, perigos da internet e problemas psicológicos.
“Se torna cada vez mais importante o acompanhamento psicossocial, principalmente no ambiente escolar, tendo em vista ser um local propício de convívio com alunos e pais para a devida instrução quanto a assuntos como bullyng, drogas, perigos da internet, problemas psicológicos, relacionamento familiar, entre outros. São necessárias medidas que sirvam como apoio para preservar a saúde mental dos nossos jovens”, aponta.
De acordo com o projeto, caso a escola não disponha de espaço físico adequado para a assistência aos jovens, a unidade de ensino encaminhará o caso ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mais próximo. Por se tratar de um projeto de indicação, caberá ao Poder Executivo, se acatar, reenviar a proposta à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei para apreciação dos deputados.
O projeto foi aprovado na sessão da última quarta-feira, 10.