Voltar ao topo

21 de março de 2025

Deputado Yury do Paredão confirma aliança com o Estado: “sem dúvida alguma”

Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, o parlamentar falou sobre como a parceria com o Governo do Ceará tem auxiliado na progressão dos projetos elaborados enquanto deputado federal
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

Em 2024, a Expocrato ganhou um novo formato na área de shows. Para garantir maior adesão do público, 90% do ambiente foi composto por uma área gratuita. E deu certo. Foram oito dias de shows, com artistas nacionais e internacionais, de diversos estilos musicais e que animaram quem passou pela cidade do Crato. Além da área gratuita, o evento teve os espaços pagos, com os camarotes corporativos, premium e do Rei.

A ideia surgiu do deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE), o único representante do Cariri na bancada em Brasília. Natural de Juazeiro do Norte, Yury foi eleito com 90.425 votos nas eleições de 2022, primeira vez em que entrou na disputa. Na época, ele era do Partido Liberal (PL). Antes de ingressar na política, o deputado já era conhecido por trabalhar no ramo do entretenimento, tanto na organização de eventos, como nos equipamentos para shows, no caso, geradores de energia.

Atualmente, ele faz parte do grupo de situação ao Governo do Ceará. A partir desse novo momento como parlamentar, ele manteve diálogos com o governador Elmano de Freitas (PT) e a proposta de fazer uma nova Expocrato foi acatada pelo Executivo Estadual. Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, Yury conversou sobre a vida política, Eleições Municipais e novos projetos.

OPINIÃO CE: Yury, a perspectiva da Expocrato mudou, veio num formato mais regional e você tem responsabilidade nisso. Como foi a tratativa com o Governo do Estado sobre isso?

YURY DO PAREDÃO: “Quero agradecer ao governador do Estado, Elmano de Freitas, que foi um grande parceiro, para que a Expocrato se tornasse um evento democrático, tendo em vista que nós temos esse formato de eventos em outros estados, como na Paraíba, o São João de Campina Grande, Pernambuco, São João de Petrolina, e, também, São João de Caruaru. O nosso Estado do Ceará merecia ter um evento dessa forma. As pessoas que mais precisam também têm que ter a oportunidade de vir curtir os seus artistas favoritos, se divertirem. E, quando levei a ideia ao governador, ele, de prontidão, atendeu. Até porque ele sabe o tamanho do potencial da Expocrato, que não é só no entretenimento. Ela gera emprego, renda, traz a oportunidade para as pessoas, o movimento da economia local, regional e leva o nome do Crato, do Cariri, para todo o Brasil. E, graças a Deus, está aí, um novo formato, o Demutran, a Polícia Rodoviária Estadual, todos se uniram e fizeram um trabalho juntos para que a Expocrato viesse acontecer e aconteceu de uma forma tranquila. Foi tudo pensado, desde o plano de mobilidade, até a grade de artistas. Estou muito feliz de poder fazer parte dessa história.”

OPINIÃO CE: Então, podemos esperar esse mesmo formato para os próximos anos?

YURY DO PAREDÃO: “Sem dúvida alguma. Espero que, enquanto eu estiver como deputado federal, possa continuar fortalecendo a minha parceria com o Governo do Estado, com o governador Elmano, com todo o secretariado e Secretaria de Cultura. Então, enquanto eu estiver no mandato de deputado federal, irei lutar para fortalecer a cadeia do entretenimento, para fortalecer os eventos do nosso Estado do Ceará. Mas, também, não só os eventos, porque quando você fala em eventos, vem toda uma cadeia produtiva. Estive conversando com uma amiga que tem um salão de beleza. Ela falou que essa semana [da Expocrato], o salão de beleza dela lotou. Muitos agendamentos, as mulheres fazendo escova, unha. Outro colega, que tem loja de roupa, também falou que zerou o estoque de roupas, tudo foi vendido. A rede hoteleira teve 100% de lotação, a gastronomia também.

Foto: Lícia Maia/ASCOM Expocrato

Ouvi uma entrevista do presidente do Sindilojas do Crato, falando que a Expocrato 2024 superou todas as expectativas. Na última terça-feira [dia 16 de julho], que sempre foi um dia atípico de Expocrato, tivemos mais de 35 mil pessoas, o primeiro sábado da Expocrato, que nunca aconteceu, nessa edição foi com ingressos esgotados, mais de 30 mil pessoas com Gusttavo Lima. Vejo que foi uma forma muito assertiva de poder democratizar a Expocrato não só dando a oportunidade para as pessoas, mas também fortalecendo a economia. Enfim, meu papel é defender o Estado do Ceará, trazer a oportunidade que melhore a vida das pessoas. Nós temos 22 deputados federais, três senadores na nossa bancada federal, que trabalha muito pelo nosso Estado e sinto muito orgulho de poder ser deputado federal pelo Ceará.

OPINIÃO CE: Dentro dessa trajetória política e reforço de exaltar o trabalho do governador, podemos considerar que você está fechado com o Governo do Estado?

YURY DO PAREDÃO: Sem dúvida alguma. Eu acredito muito na política do diálogo e acredito naquela política que de quem se faz para melhorar a vida das pessoas. O ministro Camilo [Santana], ex-governador, fez um trabalho grandioso ao longo de sete anos e seis meses à frente do Estado do Ceará. Depois, a ex-governadora Izolda [Cela] e, agora, o governador Elmano, com quem eu tenho a oportunidade de conviver. Elmano é um governador sério, que pensa em trazer melhorias para o Estado do Ceará, quer melhorar a qualidade de vida das pessoas e me identifico com a forma de o governador fazer política.

OPINIÃO CE: Você está no primeiro mandato e foi eleito com larga expressão. Além disso, é o parlamentar que mais levou recursos ao Cariri. Como você vê esse trabalho até aqui?

YURY DO PAREDÃO: Sou um jovem estreando na política, mas, graças a Deus, ele tem aberto as portas para mim e tenho feito política com muita seriedade, diálogo, compromisso, ouvindo as pessoas e dialogando, para entender realmente as dificuldades. Há problemas na saúde, educação, segurança pública e nós, que somos parlamentares, temos que dialogar com população para entender as necessidades. Nós, como representantes do povo, precisamos trazer melhorias para a vida das pessoas. Nesse meu primeiro mandato já consegui grandes feitos para nosso Estado, como recursos, programas como o Minha Casa, Minha Vida. Tenho esse orgulho de ter alocado muitos recursos para a Região do Cariri e para o Ceará. A minha assessora me mandou outro dia o meu relatório de recursos. Juntando a emenda individual, de bancada e extra, já conseguimos empenhar mais de R$ 200 milhões, em um ano e meio de mandato. Para mim, isso é muito gratificante, porque tenho criado uma grande relação em Brasília, com ministros, líderes partidários, amigos e sempre levando o nosso Ceará em primeiro lugar, pensando em trazer melhorias para o Estado, oportunidades, investimentos, gerar empregos, renda, e dar oportunidade para nossos jovens. Estou muito feliz mesmo (sic.) nesse meu primeiro mandato, mesmo como um estreante na política.

OPINIÃO CE: Sobre as Eleições Municipais, quais as perspectivas e apoios pensados até aqui?

YURY DO PAREDÃO: A gente acompanha os 184 municípios do Ceará, eu terei pouco mais de 36 candidatos a prefeitos, que levarão projetos para a população. Estamos dialogando com a população para realmente mostrar que temos projetos para melhorar os municípios, gerar oportunidade de emprego, melhorar a infraestrutura, dar segurança, melhorar a saúde e a educação. Estou muito ansioso, mas também, otimista. Tenho certeza que, após essa eleição de 2024, iremos sair vitoriosos, com um grande número de prefeitos e vereadores. Alguns candidatos são do meu partido, o MDB, outros são de outros partidos aliados, que também fazem base do Governo do Estado, tentando formar uma frente ampla. Daqui a pouco, é a nossa eleição, em 2026, e iremos com esses parceiros, que forem eleitos, e que eles possam me dar uma oportunidade de retornar à Câmara Federal.

[ Mais notícias ]