Em entrevista ao OPINIÃO CE nesta terça-feira, (17), o deputado estadual De Assis Diniz (PT) esclareceu a polêmica envolvendo um vídeo que o mostrava junto a lideranças do PT Ceará desfrutando de lagosta em Icapuí, no Litoral Leste do Ceará. O vídeo, que gerou repercussão negativa no último sábado (14), foi tema de debate e esclarecimento por parte do parlamentar. Diniz enfatizou a importância de compreender o contexto do vídeo, afirmando que a intenção não era de gerar deboche ou escárnio, mas sim de anunciar o “Festival da Lagosta”, que acontece no próximo fim de semana.
“É preciso compreender onde nós estávamos. O que nos falamos de lagosta, talvez para quem não conheça ou conviva dentro de Icapuí, possa se tornar um escárnio, um deboche, ‘enquanto tem milhões passando fome, estão comendo lagosta’. Não, não se trata disso. Até mesmo porque, lagosta em Icapuí, sobretudo onde estávamos, na Praia de Ponta Grossa, é um preço muito barato. Com R$ 20, R$ 30, você compra um quilo de lagosta”.
O parlamentar salientou que a ação visava promover a cultura e a gastronomia locais, ressaltando sua relação com o campo e o desenvolvimento agrário. Ele argumentou que o vídeo faz parte de uma tradição de divulgação de pratos típicos, que incluem galinha caipira, carneiro de Tauá, buchada, e queijo, com o objetivo de destacar a riqueza gastronômica da região. “Minha relação com o campo sempre foi isso. Durante todos os quatro anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, nós tivemos a oportunidade de divulgar, fazer ênfase à nossa gastronomia”.
Ver essa foto no Instagram
De Assis Diniz também expressou sua surpresa em relação à polêmica, sugerindo que a falta de base programática da oposição e uma visão bolsonarista estariam amplificando detalhes sem compreender o contexto local. “A infelicidade é dizer que lagosta é algo de ostentação em uma região praiana é não conhecer a realidade. Naquele momento, pecamos apenas por não fazermos o texto correta e adequadamente para divulgar”.
POLÊMICA
O vídeo que gerou o debate foi divulgado no último sábado (14), após uma reunião plenária do Partido dos Trabalhadores em Icapuí, onde lideranças estaduais do partido se reúnem para comer lagosta. Conforme matéria do OPINIÃO CE, a divulgação do encontro gerou críticas entre a oposição, que pontuou incoerência do partido em “ostentar” comendo lagosta. “Comendo lagosta enquanto o nordestino se humilha por água”, diz um comentário em postagem do deputado federal José Guimarães, presente no vídeo. Nas imagens, além de Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, estão presentes também políticos como o deputado estadual De Assis Diniz; e o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, o deputado estadual licenciado Moisés Braz.
