O deputado federal cearense André Figueiredo (PDT) protocolou nesta sexta-feira, 3, na Câmara Federal, um projeto de lei para homenagear o ex-jogador Pelé, que morreu em 29 de dezembro de 2022. O projeto de lei de n.º 13/2023 indica Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ao Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, por sua marcante história como jogador, mas, principalmente, por levar e exaltar o nome do Brasil nos quatro cantos do mundo, considerado por muitos o “maior embaixador que o País já teve”.
Além disso, Pelé desenvolveu um forte lado social que ultrapassa o show dos jogos. Esteve na linha de frente em pautas como o trabalho infantil, o direito das crianças e na dura luta contra o racismo, lançando da sua forma as sementes para a construção de um país melhor. “Uma história magnífica que levou e exaltou o nome do Brasil para os quatro cantos do mundo, merece ser gravada não apenas em nossos corações, mas em todos os anais históricos do nosso país“, escreveu Figueiredo em uma rede sociais.
Livro
O “Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria” fica localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Panteão da Pátria Tancredo Neves. Ele reúne de forma perpétua nomes que entraram para a história nacional, personalidades que lutaram pela pátria com excepcional dedicação e heroísmo. Para inserir um nome ao livro, é necessário que o Senado e a Câmara dos Deputados aprovem um projeto de lei com o pedido de inclusão, a exemplo do que fez o deputado André Figueiredo.