Menu

Deputado do partido de Bolsonaro, Yury do Paredão ‘faz o L’ ao lado de ministros e pode ser expulso

Foto: Divulgação

O deputado federal Yury do Paredão (PL), anteriormente aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ser expulso de seu partido devido às suas recentes publicações em alusão aos feitos do governo Lula (PT). A foto em que Yury aparece fazendo a letra L com a mão ocorreu na última semana, dia 13, no lançamento do novo sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco. O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, solicitou nesta segunda-feira (17) a abertura de um processo interno para expulsar o parlamentar.

Desde a posse do presidente Lula (PT), Yury tem se aproximado do Palácio do Planalto, integrando a base governista, recebendo o petista em visitas ao Ceará e até mesmo fazendo o gesto do “L” ao lado de ministros.

“Solicitei ao Diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não compartilhar dos ideais do Partido Liberal”, escreveu Valdemar em suas redes sociais.

O parlamentar escreveu em suas redes sociais, na semana passada, sobre participar do evento. “Muito feliz em participar do Ato de Acionamento do Novo Sistema de Bombeamento da Estação — EBI 3 — do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), em Salgueiro. Foi mais um passo importante para o abastecimento de água na região. Esse avanço representa um marco na busca pela segurança hídrica e desenvolvimento sustentável”, comemorou. O OPINIÃOCE entrou em contato com o deputado, mas não obteve resposta sobre sua possível expulsão do partido.

INCÔMODO DO PL

A insatisfação com a postura do deputado no partido e sua aproximação com o Governo Lula não é recente. No início do mês, uma troca de mensagens entre os parlamentares do PL foi marcada por insultos, levando ao bloqueio do grupo, após alguns deputados, incluindo Yury do Paredão, votarem a favor da reforma tributária.

Em maio deste ano, durante a visita de Lula ao Ceará, Yury desfrutou de um privilégio que nem mesmo alguns petistas tiveram: ele recebeu o presidente em sua vinda ao Estado e subiu ao palco ao lado do líder político na cidade de Crato, no Cariri. Uma foto do presidente e do deputado lado a lado causou indignação entre os apoiadores bolsonaristas.