Voltar ao topo

7 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Deputada entra com pedido no MPCE para investigar denúncias feitas por Ciro Gomes

Na última segunda (30), em convenção do PSDB, Ciro Gomes acusou o Executivo cearense de utilizar propina em obras
Deputada Dra. Silvana, em sessão na Alece. Foto: José Leomar/Alece

Compartilhar:

A deputada Dra. Silvana (PL), líder do PL na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), entrou com ação no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para que as denúncias feitas pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT) contra o Governo do Estado sejam investigadas pelo órgão. Em convenção do PSDB, na segunda-feira, 30, o pedetista acusou o Executivo cearense de utilizar propina em obras, mas sem citar exemplos, expor mais informações e apresentar provas. “No Estado do Ceará, não se faz uma obra sem pagamento de propina”, atacou Ciro.

“Em razão do exposto, na condição de representante do povo cearense, venho solicitar uma ação investigatica desse órgão, uma vez que a sociedade cearense ficou verdadeiramente chocada com a incisiva fala acusatória do ex-governador, por todos os modos um profundo conhecedor dos escaninhos do Governo e da administração pública“, diz o documento protocolado por Silvana.

Segundo a equipe de Dra. Silvana, ao OPINIÃO CE, outros deputados da oposição também articulam para procurar o MPCE, para pressionar por investigações. Diante das críticas do ex-governador, o governador Elmano de Freitas (PT) pode processar Ciro. Há tratativas, no Governo, para a interpelação judicial das acusações feitas pelo pedetista. Lideranças petistas defendem que seja tomada uma medida judicial por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE)

REQUERIMENTO PARA A PRESENÇA DE CIRO NA ALECE

Sargento Reginauro assinou requerimento que solicita a presença do ex-governador Ciro Gomes (PDT) em audiência na Casa. Segundo o texto, o objetivo da solicitação é para que “a população tenha a oportunidade de entender melhor as declarações”. Conforme a assessoria do parlamentar, o requerimento já tramita na Assembleia e deve ser votado na próxima semana

Ainda segundo a proposição, o convite visa promover a integridade na gestão pública, por meio da “imprescindibilidade de obter esclarecimentos” acerca das declarações. “O ex-Governador Ciro Gomes fez declarações de extrema gravidade durante um encontro partidário, sugerindo a existência de práticas corruptas na condução de obras públicas no estado. Essas alegações levantam preocupações significativas sobre a ética na administração pública e na necessidade de abordar práticas corruptas, caso sejam verdadeiras”, expõe trecho. O requerimento pontua, ainda, que Ciro ocupou “posição proeminente no cenário político do Ceará”, e que, portanto, “suas palavras têm peso e repercussão significativos”.

“É fundamental que os cidadãos do Ceará recebam informações claras e precisas sobre a situação, especialmente quando se trata de questões que afetam a integridade na gestão pública e a reputação do estado”, completa.

EM JUNHO, REQUERIMENTO RECUSADO

No último mês de junho, Reginauro já havia apresentado requerimento para que Ciro fosse ouvido no Legislativo Cearense. À época, o documento pedia que o pedetista apresentasse provas sobre a denúncia que fez à Secretaria de Obras Públicas (SOP) e ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que, segundo o pedetista, teria visitado desembargadores para “tentar forçar votos de desembargadores”. O requerimento, no entanto, foi recusado por maioria da Casa.

[ Mais notícias ]