A deputada Augusta Brito (PT) foi anunciada como primeira suplente do ex-governador Camilo Santana (PT) na disputa ao Senado Federal. A informação foi confirmada pelo petista na noite desta sexta-feira, 5, a poucos minutos do fim do prazo das convenções partidárias. Segundo Camilo, a segunda suplência ficou com Janaína Farias, ex-secretária do Governo do Estado. No anúncio, Camilo destacou que são “duas grandes mulheres, cujos nomes abrilhantam nossa candidatura.”
“Anuncio que duas mulheres comporão nossa chapa ao Senado junto comigo. A primeira suplência é da deputada Augusta Brito e a segunda suplência é de Janaína Farias, ex-secretária do Governo. Duas grandes mulheres, cujos nomes abrilhantam nossa candidatura.”
A vaga para primeira suplência de Camilo era muito aguardada pelo aliados, já que tem grande chance de virar a titular. Isso acontece por conta das fortes chances de o ex-governador assumir algum ministério caso o ex-presidente Lula seja eleito à Presidência no atual pleito. Nesta sexta-feira, o Partido dos Trabalhadores também anunciou Renata Almeida, do MDB, como vice na chapa de Elmano de Freitas ao Governo do Estado.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)
Havia uma expectativa que o deputado Zezinho Albuquerque (PP) ocupasse a vaga de primeiro suplente. Mais cedo, uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), desvinculou o PP Ceará de acompanhar orientação do PP Nacional quanto à formação de alianças. Assim, a orientação de que não haja coligação entre PP e PT no Ceará fica inválida. No entendimento do ministro, cabe recurso para o plenário da Corte.
Amarílio Macêdo
Também nesta sexta-feira, o empresário Amarílio Macêdo, CEO da J Macêdo e filiado ao PSDB, foi anunciado como candidato ao Senado na chapa de Roberto Cláudio (PDT) e Domingos Filho (PSD). A candidatura foi oficializada em convenção da federação PSDB-Cidadania realizada em Fortaleza. Estavam presentes no anúncio o senador e presidente estadual do PSDB, Tasso Jeiressati; o presidente do Cidadania no Ceará, Alexandre Pereira; além do ex-prefeito Roberto Cláudio e do ex-vice-governador, Domingos Filho.
Ficou definido, ainda, que o ex-secretário da Saúde de Camilo Santana, Dr.Cabeto (PSDB), será o primeiro suplente de Amarílio. A segunda suplência está com Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) e que teve seu nome indicado pelo Cidadania.