Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Depois de fortes chuvas, Fortaleza terá ampliação de ações para conter alagamentos, garante Sarto

Foto: Alex Costa/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, nesta terça-feira (29), reforço nas ações do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa. Após dois dias de intensas chuvas em Fortaleza, serão ampliadas equipes de limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo, e serão intensificados os trabalhos de podas de árvores. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito, logo após reunião do prefeito com representantes de secretarias que compõem o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa.

Sarto anunciou também a criação de um Comitê de Monitoramento e Acompanhamento, que atuará de plantão durante a madrugada, a partir das 20 horas, e contará com um representante de cada órgão municipal que atua na temática. O objetivo é dar agilidade à atuação municipal.

Cerca de 60 pontos mais críticos e mais de 300 logradouros da Capital são monitorados diariamente pela Defesa Civil de Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec). Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 540 ocorrências já foram atendidas. As principais causas dos atendimentos são riscos de desabamento e alagamentos. A população deve acionar o órgão, via Ciops, por meio do número 190, que funciona 24h.

Além disso, já foram recolhidas 17.224,74 toneladas de lixo e aguapés de 74 lagoas em bairros da Capital cearense. Também foi realizada a desobstrução de mais de 1.573 bocas de lobo.

Confira os principais pontos de alagamento de Fortaleza:

– Av. Doutor Theberge
– Av. Ministro Albuquerque Lima
– Av. H
– Av. José Bastos
– Av. Duque de Caxias
– Av. Heráclito Graça
– Av. João Pessoa
– Av. Padre Antônio Tomás
– Av. Raul Barbosa e vias secundárias
– Av. Pontes Vieira
– Av. Pessoa Anta
– Av. 13 de Maio
– Av. Gomes de Matos
– Av. Eduardo Girão
– Av. Coronel Matos Dourado
– Túnel Borges de Melo
– Túnel Wenefrido Melo
– Tunel Rogaciano Leite

 

[ Mais notícias ]