As obras de demolição do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, foram concluídas nesta quinta-feira (6). O terreno onde ficava a antiga edificação foi totalmente limpo e os tapumes foram retirados para o início dos serviços de cercamento da área, que ficarão sob a responsabilidade dos proprietários do espaço, que já assinaram o termo de ressarcimento dos custos com a demolição, que custou R$ 1,8 milhão. O material gerado pelo desmonte do edifício foi de cerca de 23.400 toneladas, o que representa 1.300 caçambas de 12 m³.
Os sedimentos, que foram levados para uma usina de reciclagem, gerou a produção de um material conhecido como BGS Reciclado (Brita Graduada Simples), sendo utilizado com sub-base na terraplanagem em obras viárias que acontecem nos bairros Álvaro Weyne, Cais do Porto, Sabiaguaba, Bom Jardim e Lagoa Redonda. Com a finalização dos serviços de demolição, as obras de requalificação da Praia de Iracema seguem com a pavimentação da via em frente a antiga edificação, que receberá novas calçadas e passagem elevada para pedestres. Para a execução das obras, a Av. Beira-Mar deverá ser bloqueada em todo aquele trecho.
Os serviços devem ter duração de 30 dias.
TRÂNSITO
Com a finalização dos serviços de demolição, as obras de requalificação da Praia de Iracema seguem com a pavimentação da via em frente à antiga edificação, que receberá novas calçadas e passagem elevada para pedestres, além da construção de um platô no cruzamento da Rua Ildefonso Albano com Av. Historiador Raimundo Girão. Os serviços terão duração de 30 dias. Para a execução das obras, a Av. Beira-Mar será bloqueada no trecho compreendido entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. O acesso local estará garantido com a entrada e saída pela Rua João Cordeiro.
Com o bloqueio, o condutor que segue na Av. Beira-Mar em direção à Praia de Iracema deve utilizar a Av. Historiador Raimundo Girão. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará suporte operacional à intervenção, auxiliando os motoristas durante a execução dos serviços.
TRANSPORTE
Com a mudança de tráfego na região, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário de 20 linhas que trafegam na Av. Historiador Raimundo Girão. As linhas que seguem no sentido Papicu devem realizar o desvio pela Rua Antônio Augusto, Av. Monsenhor Tabosa e seguir o itinerário vigente. Veja as linhas impactadas com desvio temporário:
- 011 – Circular I/Centro;
- 012 – Circular II/Centro;
- 016 – Cuca Barra/Papicu;
- 051 – Grande Circular I;
- 052 – Grande Circular II;
- 055 – Grande Circular I (Corujão);
- 056 – Grande Circular II (Corujão);
- 071 – Antônio Bezerra/BRT/Mucuripe;
- 073 – Siqueira/BRT/Praia de Iracema;
- 077 – Parangaba/Mucuripe;
- 078 – Siqueira/Mucuripe/ED;
- 092 – Antônio Bezerra/Praia de Iracema/Papicu;
- 120 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I;
- 130 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II;
- 1906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro/ED;
- 711 – Barra do Ceará/Cais do Porto;
- 905 – Meireles/Centro;
- 906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro;
- 906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro;
- 907 – Castelo Encantado/Centro/SP1; e
- 908 – Castelo Encantado/Centro/SP2.