Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha assumiu o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) nesta terça-feira, 31, em evento no Auditório do Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Ele assume a sucessão do ex-delegado-geral Sérgio Pereira Santos. Márcio Gutiérrez é delegado da PC-CE desde 2009. O nome de Gutiérrez para o comando da PC-CE foi anunciado pelo governador Elmano de Freitas (PT) no dia 4 de janeiro.
Gutiérrez já atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial, bem como chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção.
Em 2019, assumiu a função de diretor-adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como delegado-geral adjunto da PC-CE, e agora ascende ao cargo de delegado-geral.
A solenidade desta terça contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da vice-governadora Jade Romero (MDB), além do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.
Na ocasião, o governador voltou a defender a integração das forças de segurança no combate às facções e destacou o papel da Polícia Civil contra essas organizações criminosas. “É absolutamente estratégico para a nova política de segurança do estado do Ceará, e isso envolve o fortalecimento da nossa área de inteligência, envolve nosso fortalecimento da Polícia Civil como instituição, o que implica concurso, pessoal, valorização dos profissionais e as condições de trabalho para que esses profissionais possam realizar as investigações necessárias para fazermos o enfrentamento às facções criminosas, principalmente para descobrir, encontrar, apreender, os chefes dessas facções”, destacou Elmano.
Das forças de segurança, compareceram Sérgio Pereira Santos, ex-delegado-geral da PC-CE; Júlio Torres, perito-geral do Ceará; Elisabeth Chagas, defensora-geral do Ceará; coronel Cláudio Barreto, futuro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, diretor da Academia Estadual da Segurança Pública; Nabupolasar Alves Feitosa, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública; Rodrigo Bona, controlador-geral da Disciplina; coronel Eduardo Holanda, secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza; Rodrigo Carneiro, superintendente da Polícia Federal no Ceará; Getúlio Rodney, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará; e Roberto Bassan, titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará.
Ainda estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, a senadora eleita Augusta Brito (PT) e demais autoridades.
Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ele é professor do curso de Pós Graduação da faculdade de Direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.
Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.