Segundo o presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, a decisão se o clube vai aderir ao formato da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) deverá sair em até dois meses. Nesta segunda-feira, 17, o dirigente deu entrevista na rádio Jovem Pan News Fortaleza, onde falou sobre o assunto. Três plenárias já foram realizadas para debater o tema.
Na primeira plenária realizada pela direção do clube, no dia 8 de julho, Marcelo Paz explicou como funcionaria a SAF do Fortaleza. Segundo ele, a transformação seria sem venda de ações, sem venda de ativos e sem um parceiro. “É a SAF do próprio Fortaleza”, destacou.
“Eu acho que transparência é um dos pilares da nossa gestão. E transparência significa conversar, ouvir, tirar dúvidas sobre um assunto que é muito importante para a história do Clube, que é a possível transformação em uma SAF”, completou o presidente.
O modelo proposto, aliás, se diferencia de boa parte das SAFs existentes no país. O Botafogo/RJ, o Vasco/RJ e o Cruzeiro/MG, por exemplo, são todos SAFs, mas possuem proprietários. No caso dos cariocas, o estadunidense John Textor, dono da Eagle Holdings, comanda o Botafogo; e a 777 Partners, também dos Estados Unidos, é a proprietária majoritária do Vasco. Já no Cruzeiro, o ex-jogador e agora empresário Ronaldo Nazário, é o dono do clube.
PASSO A PASSO
Conforme explicou Marcelo Paz, a transformação do Fortaleza em SAF deve passar pelos seguintes passos:
- Finalizar os estatutos da SAF e da Associação;
- Apresentar o estatuto, para possíveis emendas e melhorias;
- Votação dos estatutos, na Assembleia Geral dos Sócios;
- Votação para a mudança ao modelo SAF, também na Assembleia Geral dos Sócios.
De acordo com o dirigente, esse processo demoraria cerca de 60 dias.