Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Décima-primeira edição da Fares Lopes inicia nesta quarta-feira (28)

A partida de estreia será entre Caucaia e Icasa; último campeão do torneio foi o Pacajus
Pacajus campeão da Taça Fares Lopes de 2022. Foto: Pedro Chaves / FCF

Compartilhar:

A Taça Fares Lopes tem início nesta quarta-feira, 28. A partida de estreia do torneio será entre Caucaia e Icasa, no Raimundão, às 20h. Esta será a décima-primeira edição do certame estadual, que teve como último campeão o Pacajus, time da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além da premiação, o campeonato dá vaga para a Primeira Fase da Copa do Brasil.

Criada para ser estabelecida como a competição do segundo semestre do futebol cearense, a edição deste ano conta com sete clubes do Campeonato Cearense de 2023 e duas equipes da Série B do Cearense em 2023. As equipes foram divididas em dois grupos. O Grupo A conta com: Fortaleza, Guarani-J, Pacajus e Iguatu; e o Grupo B com: Icasa, Caucaia, Guarany-S e Atlético Cearense.

Serão três fases no total que funcionarão da seguinte forma: na 1° fase, os confrontos acontecem dentro do mesmo grupo e serão disputados em um turno único. Avançam para a fase seguinte os dois melhores de cada grupo. Na 2° fase, as equipes que avançarem para a semifinal se enfrentam em duelos de ida e volta obedecendo ao cruzamento do 1° do Grupo A contra o 2° do Grupo B e o 1° do Grupo B contra o 2° do Grupo A. Na terceira fase, as duas melhores equipes da fase anterior decidem o título da competição em partidas de ida e volta.

CAMPEÕES

Até o momento, foram realizadas dez Copas Fares Lopes. Entre os campeões do torneio, estão o Guarani-J, Barbalha, Guarany, Horizonte, Floresta, Caucaia e Pacajus, que venceu o campeonato no ano passado. A conquista inédita da equipe veio em seu estádio João Ronaldo, na cidade de Pacajus. A partida foi disputada contra o Guarany e vencida por 1 a 0. Em 2022, a edição foi realizada diferente da forma como será feita neste ano. Na ocasião, a copa foi feita em pontos corridos, com turno e returno, e participaram cinco equipes, com cada uma disputando oito jogos. 

O Pacajus foi campeão após superar o Maracanã, que tinha 15 pontos ganhos, mas que não atuava na rodada. No outro jogo, que também poderia decidir o vencedor, Floresta e Icasa empataram em 1 a 1. A primeira edição foi realizada em 2010. Na ocasião, o Horizonte foi a primeira equipe a vencer o certame cearense. Na segunda colocação ficou o Icasa, que também foi campeão em 2014 e em 2021.

[ Mais notícias ]