Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um Projeto de Lei que institui a rota turística Caminho das Secas, que interliga os municípios de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central cearense. De autoria do deputado Felipe Mota (União), o PL 889/23, foi lido em Plenário nesta quarta-feira, 30, e seguiu para análise das comissões. A iniciativa, conforme o parlamentar, planeja fomentar o turismo na região, valorizar a cultura local por meio de políticas públicas e impulsionar a economia desses municípios.
De acordo com o texto do projeto, a ideia é promover o desenvolvimento sustentável das cidades envolvidas, gerando emprego e renda para a população local. Além disso, as diretrizes da Lei incluem incentivos para atrair visitantes, a promoção de eventos culturais e a elaboração de um plano direcionado de investimentos na economia das localidades envolvidas.
“A criação da Rota Turística ‘Caminho das Secas’ é de suma importância, uma vez que, além da implantação de políticas públicas para desenvolvimento do turismo local, por consequência, a região terá significante crescimento na economia, sendo algo inovador”, destaca o deputado Felipe Mota em sua justificativa, onde ressalta que a expectativa é que o projeto contribua para o crescimento econômico e a valorização da identidade local.
Ainda segundo o parlamentar, os ganhos com a rota vão além do benefício regional. “A rota fortalecerá a cultura cearense, expandindo assim, as riquezas históricas dos municípios, os grandes escritores, as belezas naturais e o artesanato local. Não obstante, incluir a rota turística “Caminho das Secas” no calendário oficial turístico do Estado do Ceará, é reconhecer a representação histórica e a importância cultural da região”.