Nova rodada da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 29, mostra, a três dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de votos válidos na disputa à Presidência. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece na sequência, com 36% das intenções de voto. Lula manteve o percentual de votos válidos da rodada anterior, divulgada no último dia 22. Bolsonaro, por sua vez, oscilou um ponto para cima – tinha 35%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), com 5%. Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não atingiram 1% dos votos.
Nesta rodada, o Datafolha priorizou os votos válidos, que excluem as amostras de brancos e nulos. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições e, por isso, caracteriza de forma mais precisa a pesquisa. A vitória em primeiro turno acontece quando um candidato tem 50% dos votos válidos mais um. Quando considerados os votos brancos e nulos, Lula aparece com 48%, Jair Bolsonaro com 34%, Ciro Gomes com 6% e Simone Tebet com 5%.
O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e jornal Folha de S. Paulo. O Datafolha ouviu 6,8 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09479/2022.
Segundo turno
Em eventual segundo turno, Lula aparece com 54% dos votos válidos em disputa com o presidente Jair Bolsonaro, que tem 39%. Não foram pesquisados outros cenários.