Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 74% da população brasileira se identifica como apoiadores do PT, partido do presidente Lula, ou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (24).
De acordo com a pesquisa, os “petistas” levam a melhor. Enquanto 40% da população se enquadram como apoiadores do Partido dos Trabalhadores, 34% se encaixam como “bolsonaristas”.
Ainda conforme o Datafolha, 18% dos entrevistados se posicionaram na faixa de neutros, 6% disseram não apoiar nenhum deles e 1% não souberam responder.
Cerca de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais foram entrevistadas entre os dias 2 e 4 de dezembro. As perguntas foram feitas a moradores de 113 municípios. Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior, realizado no fim de julho, a taxa da população que se enquadra como um dos grupos se manteve na margem de erro. À época, 76% se enquadravam como petistas ou bolsonaristas.
Na ocasião, no entanto, os dois grupos estavam em um empate técnico: 39% estavam mais próximos do partido de Lula, e 37% alinhados a Bolsonaro. Mesmo que os percentuais tenham mudado dentro da margem de erro para os dois aglomerados, a distância entre eles – de seis pontos percentuais – não mais se configura como empate.
Na pesquisa, é apresentada a seguinte pergunta aos entrevistados: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é ‘bolsonarista’ e 5 ‘petista’, em qual número você se encaixa?”.
Quem responde 1 ou 2 é classificado como “bolsonarista”, enquanto quem diz 4 ou 5 é considerado “petista”. Os que mencionaram o número 3 são tratados como neutros.
