A primeira pesquisa Datafolha realizada no 2º turno da disputa eleitoral apresenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) em vantagem, com 49% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, marca 44%. Indecisos são 2%. Brancos e nulos somam 6%. Se aplicada a métrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera somente votos válidos e exclui nulos e brancos, Lula aparece com 53% e Bolsonaro com 47%.
No primeiro turno, disputado no último domingo, 2, o petista terminou liderando, com 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% do atual presidente da República.
Eleitores de Tebet e Ciro
O instituto questionou apoiadores da senadora Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT) no 1º turno. Os dois terminaram a primeira etapa da disputa como terceiro e quarto colocados, respectivamente. Agora, ambos seguem apoiando a candidatura de Lula. Entre aqueles que apoiaram Tebet, 47% dizem que a candidata deveria fazer o que fez, apoiar Lula, e 36%, que deveria ter ido de Bolsonaro. Já 44% dos eleitores de Gomes, que deu um apoio mais envergonhado a Lula, afirmam que ele deveria ter feito isso, enquanto 40% sugeriram voto no atual presidente.
Nesta primeira simulação para o segundo turno, o Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades. Contratado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02012/2022 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.