Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Das trevas da desinteligência ao conhecimento libertador

Tramita na Câmara dos Deputados projeto que determina às bibliotecas escolares que tenham bibliotecários e livros eletrônicos.
Foto: Divulgação/Câmara

Compartilhar:

Tramita na Câmara dos Deputados projeto que determina às bibliotecas escolares que tenham bibliotecários e livros eletrônicos. Ideia boa, sem dúvida. Valorizar o acesso à leitura e ao conhecimento sempre é digno de reconhecimento. Num País em que flagrou-se no Ministério da Educação uma abjeta prática de pagamento de propinas a uma quadrilha disfarçada de pastores evangélicos, chegando à incomum cobrança de gorjeta em ouro, isso tem relevância especial. A matéria indica que os bibliotecários deverão estimular e apoiar o processo de leitura por parte dos estudantes, apontando obras de referência.

Também caberá aos profissionais “identificar as necessidades dos leitores; e atuar como mediadores da leitura, de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento e da aprendizagem”.

A proposta vai passar pelas comissões do Trabalho, onde atuam os cearenses Luiz Gastão (PSD), André Figueiredo (PDT) e Fernanda Pessoa (UB); de Educação, com Moses Rodrigues (UB), Idilvan Alencar (PDT), Jaziel Pereira (PL) e Eunício Oliveira (MDB); de Finanças e Tributação, com Mauro Filho (PDT), Jr. Mano (PL), Gastão, Moses e Yuri do Paredão (PL); e de Constituição e Justiça e de Cidadania, com Eunício, José Guimarães (PT), Yuri, Danilo Forte (UB), Ana Paula (PDT), Idilvan e Gastão.

FIQUE DE OLHO

Faz muita diferença a atenção que os eleitores podem prestar à movimentação dos parlamentares, sobretudo os que representam seus estados e, especificamente, os que tiveram seus votos. A isso se chama de participação política. E, ainda, de cobrança de responsabilidade.

NÃO ESQUEÇAMOS

Frase a ser sempre lembrada: “Os livros hoje em dia, como regra, é (sic) um amontoado… Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo”. Que fique na História não como manifestação que preste, mas como algo a ser repudiado e nunca seguido nem tomado como inteligente. Foi dita, claro, por Jair Bolsonaro – o único governante brasileiro a criticar livros didáticos e a querer “suavizar” o saber. Se tivesse oportunidade, mandaria queimar exemplares.

BOM USO

A proposta de implantação de microparques urbanos, definida pelo prefeito José Sarto (PDT), tem um aspecto bacana: o aproveitamento de materiais que, em outras situações, poderiam virar lixo ou tralhas urbanas. “Serão usados mais de 70% de materiais, como pó de terra, serragem e troncos de árvores que tiveram que ser retiradas da natureza por outros motivos e serão reaproveitadas”, explica a secretária-executiva da Seuma, Juliana Brauner.

TROCAÇÃO

A empresa de produtos eletrônicos e de informática ibyte agendou para 16 e 17 deste mês um quebra-pau daqueles. Vai ser no shopping Rio Mar. Mas ninguém se alarme, por favor: a pancadaria será só virtual, num campeonato do videogame Street Fighter, versão 6. Não vai sair ninguém estropiado, ainda bem – ao contrário, os vencedores sairão é com uma graninha no bolso: os prêmios serão em dinheiro. Inscrições gratuitas em https://ibyte.gogamers.pro/

OBRAS

A Secretaria de Saúde de Fortaleza vai dar uma caprichada geral nas unidades que prestam atendimento ao público. Postos de saúde, hospitais e outros equipamentos estão na lista. A disposição é investir até R$ 49 milhões nos serviços. A expectativa é de que o mutirão seja cumprido em 12 meses.

CHAMOU, CHAMOU?

A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados, simultaneamente, no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Também pode ser lida, incluindo edições anteriores, no site https://bit.ly/3q4AETZ.

[ Mais notícias ]