Voltar ao topo

19 de março de 2025

“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo…”

Confira a coluna de Roberto Maciel.

Compartilhar:

Os investimentos em infraestrutura turística terão reforço em Fortaleza. A Prefeitura vai licitar serviços para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais. A ação cobre o Programa Aldeia da Praia – Fortaleza Cidade com Futuro e tem recursos de R$ 1,44 milhão, oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os ajustes para o Programa foram feitos entre a Prefeitura de Fortaleza e o CAF ainda na gestão de Roberto Cláudio (2012-2020), com ênfase na orla marítima.

O objetivo é o de estabelecer “estratégicas posicionadoras de um destino competitivo forte”. Mas o Aldeia da Praia tem raio mais largo – contemplando segurança, trânsito, capacitação profissional e ambiente natural. Extremamente relevante é, num cenário econômico desordenado como o do País, a perspectiva de melhorias para a população local. Em tempo: o título desta nota vem de poema do português Fernando Pessoa, assinado pelo alter ego Alberto Caeiro.

Na ponta

A cereja do bolo é a articulação social. O projeto prevê oito seminários, cada um com oito horas, com temas que vão de linhas de crédito a associativismo, além de 32 cursos e 60 consultorias e de uma feira denominada “Empreender é Preciso”. Como o dinheiro vem de instituição internacional, a licitação também será internacional.

Pra ensinar

O deputado Leonardo Araújo (MDB) assina projeto que reforça no Ceará a prevenção e o combate à transfobia. A proposta mira num dos mais sensíveis e importantes meios sociais, as escolas públicas. Se tiver bons resultados, a campanha pode levar donos de escolas privadas a replicarem a ideia.

Outro olhar

Leonardo Araújo não é identificado com causas LGBTQIA+. Aliás, o perfil dele passa longe do tema, mas quem liga para isso? O alerta, afinal, é exemplar. Ele diz: “Recomendamos que, periodicamente, as escolas informem às autoridades competentes os casos de violência contra pessoas trans, facilitando, assim, a quantificação e punição dos infratores”.

Navegar é preciso

Está marcado para amanhã (24.6) evento virtual da empresa Cast-A-Way em Fortaleza. A companhia está em busca de contratar no Brasil cerca de mil profissionais para vagas de trabalho em navios de cruzeiro. Inscrições em https://virtual.cruisejobfair.com/.

Ao mar

As vagas estão nas áreas de culinária, bares e restaurantes, limpeza, vendas, lavanderia, segurança, concierge, recepção, eventos, fotografia, música, médicos e enfermeiras de emergência, entretenimento, manutenção, marinheiros, engenheiros, TI, RH, finanças e de agência de viagens. Os salários começam em US$ 700 mensais, dependendo da função.

[ Mais notícias ]