Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Custódio rebate críticas à solicitação da UFC para ocupar terreno do Edifício São Pedro

O edifício teve sua demolição concluída pela Prefeitura de Fortaleza no dia 20 de maio; a União tomou o terreno para si, quando a UFC o solicitou
Reitor da UFC, Custódio Almeida. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, falou, com exclusividade ao OPINIÃO CE, que as pessoas que criticam a solicitação da instituição à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE) para ocupar o terreno que era do edifício São Pedro “desconhecem os objetivos da Universidade para o local”. Como revelou o reitor, a Universidade busca ampliar o que virá a ser o Campus Iracema, que já contará com os terrenos do antigo projeto do Acquario do Ceará e da antiga sede dos Correios.

“Tenho certeza de que quando o projeto estiver concluído, a Praia de Iracema vai aplaudir, a cidade vai aplaudir, e esses que estão criticando hoje também vão aplaudir”, disse o reitor.

“A UFC está instalando o Campus Iracema, então, a gente precisa avançar em área física para construir o que é necessário a um campus universitário. Já temos a área do Acquario, vamos ter a área dos Correios, e queremos sim ocupar o terreno onde era o São Pedro, porque é um terreno propício para a gente fazer o Centro Cultural da UFC na Praia de Iracema, explicou, durante conversa com o OPINIÃO CE no evento do programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, neste sábado (15).

Na última semana, em sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o deputado estadual Queiroz Filho (PDT), que faz parte da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), questionou se a UFC teria capacidade de manter um equipamento futuro no terreno, levando em consideração a atual greve dos técnicos administrativos e docentes. “Me pergunto se a UFC realmente quer esse equipamento ou se estão simplesmente transferindo a responsabilidade para ela”.

Conforme Custódio, o pedido da UFC à SPU-CE foi feito com antecedência. Por esse motivo, no mesmo dia em que o órgão tomou o terreno para a União, a Universidade anunciou sua vontade de expandir o futuro Campus Iracema para o local onde estava o prédio histórico. “Independente do que as pessoas acham, eu não vou abrir mão de instalar o Campus de Iracema naquilo que a UFC precisa. Quando a Universidade chega em um determinado local, ela chega para sempre, ela não se desinstala, então, não é uma instalação provisória, é algo em definitivo para décadas e séculos pela frente”, completou.

UFC

Para a UFC, a cessão do terreno deve ser gratuita, por tempo indeterminado. Segundo informou a instituição, em nota publicada à época, o imóvel deve ser cedido o mais rápido possível para serem iniciados os procedimentos legais.

A UFC tem o interesse em edificar, no referido espaço, um equipamento acadêmico da área de cultura, arte e eventos. No entendimento da Universidade, a cessão de uso do terreno na Praia de Iracema visa o atendimento de interesses públicos da União e dos demais poderes públicos, tendo em vista que, além das atividades finalísticas da UFC, o Campus de Iracema também tem a potencialidade de gerar melhorias urbanísticas na ocupação da região“, afirmou, em nota.

CAMPUS IRACEMA

Em dezembro do ano passado, a UFC e o Governo do Estado assinaram um protocolo de intenções para formalizar a cessão e o uso do terreno pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), imóvel onde seria construído o Acquario Ceará. Isso possibilitará a instalação do Campus Iracema da universidade. A UFC disse que a assinatura do protocolo de intenções teve a anuência da SPU-CE, por tratar-se de terreno de marinha. Em outro documento, o Executivo estadual encaminhou a doação à Universidade das construções e das benfeitorias feitas no terreno para viabilizar a instalação do Campus Iracema.

Segundo a UFC, os atos administrativos contaram com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que garantiu a destinação de recursos para o Campus Iracema no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Educação. Em fevereiro deste ano, UFC, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e Governo do Ceará assinaram um protocolo de intenções para transferência de titularidade de imóvel da empresa pública, também localizada na Praia de Iracema.

“Em que pesem a doação e a cessão de tais espaços, a Universidade verificou a necessidade de outros espaços contíguos ou próximos, para atender às demais necessidades do novo campus, que está sendo planejado para ser instalado nos próximos anos”, diz outro trecho da nota.

[ Mais notícias ]