A articulação entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciou nesta segunda-feira (27) uma parceria para ofertar cursos de qualificação profissional em Moçambique e Angola, na África.
Os países africanos falam português e o propósito pode fortalecer a integração e a cooperação internacional, sendo um dos principais objetivos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O documento final, que será elaborado pelos departamentos jurídicos de ambos institutos, será assinado ainda neste semestre.
A reunião entre os órgãos ocorreu em Redenção, na Serra de Guaramiranga, com a presença do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, do reitor da Unilab, Roque Albuquerque, e do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte. No diálogo, foram determinados pontos do acordo, como a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O objetivo estabelecido pelas instituições é o fortalecimento dos laços educacionais, além de garantir o apoio à promoção do desenvolvimento técnico e profissional dos países.
“Estamos comprometidos em compartilhar expertise e recursos para contribuir com o progresso de nações que enfrentam desafios similares aos nossos”, disse o diretor-presidente da Centec, Acrísio Sena.