Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Cursos de Direito da Urca estão entre os melhores do Brasil

Foi a 8ª edição do Selo de Qualidade OAB, premiando as instituições de ensino superior que se destacaram nos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos
Os cursos de Direoto da Urca são premiados mais uma vez com o Selo de Qualidade OAB. Foto: Divulgação/ Ascom Urca

Compartilhar:

Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), dos campi São Miguel, em Crato, e de Iguatu, no Centro-Sul do Estado, estão entre os melhores do País, segundo ranking da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, em mais um ano, a instituição recebe da ordem o Selo OAB Recomenda. Essa foi a oitava edição do Selo de Qualidade OAB, premiando as instituições de ensino superior que se destacaram nos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos.

Há 25 anos divulgando a avaliação dos cursos, a OAB recomenda apenas 10% dos 1,9 mil cursos de Direito do Brasil. Nessas mais de duas décadas, houve um aumento desses cursos no Brasil de mil por cento, com mais de 700 mil alunos matriculados. Foram contemplados durante a avaliação, este ano, 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil.

O Curso de Direito, no campus São Miguel, em Crato, acaba de completar 51 anos, formando profissionais hoje espalhados por todo o Brasil, nos diversos campos de atuação do segmento. A Faculdade de Direito de Crato passou a ser concretizada em 1968, fazendo parte da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, por último, consolidando com os demais cursos da cidade, o embrião da Universidade Regional do Cariri a partir de 1986. O Curso de Direito do campus da Urca, em Iguatu, passa pela avaliação desde que foi criado, sendo contemplado pelo Selo OAB Recomenda durante todos esses anos.

Importante destacar que o Selo de Qualidade é concedido com base nos resultados do Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O objetivo é estimular uma formação cidadã dos atores do sistema de Justiça.

Instituído em 1999, o Selo de Qualidade OAB é parte do arsenal de ferramentas utilizadas pelo CFOAB para proteger a qualidade do ensino jurídico no Brasil. A Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB, a Comissão Nacional de Educação Jurídica, a Comissão Nacional de Exame de Ordem e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado estão à frente da iniciativa.

ENADE

Na avaliação realizada pelo Enade no ano passado, os cursos de Direito da Urca dos campi São Miguel, em Crato, e Iguatu, receberam nota 4 no Enade. O exame é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. Ele é um componente da avaliação que sozinho corresponde a cerca de 55% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das modalidades de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

[ Mais notícias ]