Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Curso gratuito de cultura em Sobral retorna nesta sexta

Especialização é voltada a gestores e profissionais técnicos com experiência em gestão na área da cultura no poder público, na iniciativa privada e em instituições com ou sem fins lucrativos

Compartilhar:

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Acontece nesta sexta-feira, 26, a primeira aula da segunda turma do Laboratório de Gestão Cultural – Especialização em Gestão Cultural em Sobral. A atividade terá início às 8 horas, na Casa de Cultura da cidade.

O curso é gratuito e voltado a gestores e profissionais técnicos com experiência em gestão na área da cultura no poder público, na iniciativa privada e em instituições com ou sem fins lucrativos. As aulas serão presenciais, no mesmo local, e seguem até maio de 2023.

A especialização oferece aos gestores e profissionais com experiência no mercado conhecimentos e novas dinâmicas e orientações quanto ao uso de ferramentas de gestão, aliando conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente. O curso será realizado ao longo de 12 meses, com uma carga horária de 472 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, seminários, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso.

Além disso, compõem a formação complementar os seminários atrelados à prática profissional cotidiana dos gestores, contemplando desde a elaboração de projetos culturais a discussões das políticas culturais, sistemas e indicadores da cultura, práticas de produção, circulação e difusão, dentre outros aspectos.

“O mercado atual necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados, com habilidades técnicas diferenciadas. Profissionais que estejam dispostos a aprender e a evoluir junto com as empresas. E na área cultural não é diferente. Esses alunos estarão aptos a ocupar cargos de gestão em qualquer equipamento cultural e áreas afins”, afirma Paulo Victor Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas.

O Laboratório de Gestão Cultural – Especialização em Gestão Cultural é uma realização da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), dos Laboratórios Culturais, da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, e correalização da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e Prefeitura Municipal de Sobral, com produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE).

Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com 15 anos completados em julho deste ano, a empresa vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação até a produção cultural, caminhando em direção à difusão artística.

[ Mais notícias ]