Voltar ao topo

24 de junho de 2024

Criança de Ubajara é a primeira a receber transplante pediátrico de fígado com doador vivo no Ceará

Realização da cirurgia recebeu apoio judicial do GT dos Transplantes, da DPCE
Foto: Reprodução

Compartilhar:

Moradora do município de Ubajara, localizado na microrregião de Ibiapaba, uma criança de 5 anos foi a primeira paciente a receber um transplante pediátrico de fígado com doador vivo. Realizada no último dia 23, a ação médica tratou de uma doença genética grave que apresenta alto volume abdominal, devido a uma cirrose com mau funcionamento do órgão. 

Para a cirurgia, foram necessárias duas equipes médicas simultâneas, visto que a doadora doou 20% de seu órgão em funcionamento para a criança. Enfermeira de 30 anos, a doadora era prima da criança e, por esse motivo, o procedimento necessitou de uma autorização judicial para ser realizado. A ação foi acionada pelo próprio médico que realizou o transplante, que, ao expor o problema, demandou o Grupo de Trabalho dos Transplantes da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). 

GT DOS TRANSPLANTES

A DPCE é uma das instituições que colaboraram com a história da Central de Transplantes e contribui para consolidar a posição de destaque do Ceará no Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Para isso, possui o GT dos Transplantes, onde defensores públicos ficam disponíveis para atender as demandas judiciais geradas nesta área. Em caráter de sobreaviso, eles ficam de plantão para atendimentos de urgência que envolvem a vida de pacientes que estão na fila à espera da doação de órgãos.

Ao todo, 12 defensores integram o GT, revezando, voluntariamente e por semana, quem estará na função de receber as ligações dos hospitais, quando ocorre algum problema jurídico. A ocasião da criança ubajarense foi atendida pelo defensor público Régis Gonçalves.

“Recebi uma ligação do próprio médico, que é uma das referências aqui no Ceará neste tipo de transplante, e que já realizou mais de 2.000 transplantes. Dei entrada no dia 23 mesmo e foi deferido no mesmo dia, sendo o primeiro transplante de vivo intervivos com criança no Estado do Ceará”, explica. 

[ Mais notícias ]