A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da companhia distribuidora de energia elétrica no Ceará, vai realizar o que vem sendo chamado de “Dia D”, nesta sexta-feira (15). Na ocasião, 11 municípios mais afetados pela concessionária receberão visitas de parlamentares para que possam ser relatadas possíveis denúncias e reclamações sobre a empresa. O presidente da CPI, deputado estadual Fernando Santana (PT), afirmou que dia vai ser uma oportunidade para que prefeitos, vereadores e a população participem das investigações.
“Com essas denúncias, vamos robustecer o nosso material da CPI para apresentarmos ao final da Comissão um relatório responsável, sério e comprometido. E vamos pedir não só a punição da empresa, mas também dizer que, ou a Enel muda, ou ela se muda do Estado do Ceará”, afirmou o parlamentar, que também é 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Na sexta, vão ser realizadas audiências públicas nas cidades, com o intuito de ouvir as queixas da população sobre o fornecimento de energia da empresa no Estado. Em cada um dos locais, um deputado membro da CPI será o responsável por presidir as audiências e colher os depoimentos dos habitantes. As audiências, que serão realizadas nas Câmaras Municipais de cada cidade – com exceção de Fortaleza, que vai ocorrer no Complexo das Comissões Técnicas da Alece -, estão previstas para o turno da manhã, com início às 9h, com exceção de Solonópole que começará à tarde. Confira os encontros:
- Crato – deputado responsável: Fernando Santana;
- Brejo Santo – deputado responsável: Guilherme Landim (PDT);
- Sobral – deputada responsável: Lia Gomes (PDT);
- São Gonçalo do Amarante – deputado responsável: Cláudio Pinho (PDT);
- Orós – deputado responsável: Simão Pedro (PSD);
- Solonópole (início da tarde) – deputado responsável: Simão Pedro (PSD);
- Tauá – deputada responsável: Gabriela Aguiar (PSD);
- Capistrano – deputado responsável: Felipe Mota (União Brasil);
- Canindé – deputado responsável: Almir Bié (PP);
- Fortaleza – deputados responsáveis: Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT), Carmelo Neto (PL) e Bruno Pedrosa (PDT);
- Iguatu – deputado responsável: Agenor Neto (MDB).