Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Covid-19: Fortaleza tem primeira semana sem novos casos desde o início da pandemia

Entre 13 e 19 de setembro, todos os 590 exames analisados no Laboratório Central do Estado (LACEN) tiveram resultado negativo. A Prefeitura vai divulgar, nesta quarta-feira, 21, o boletim de atualização da situação epidemiológica
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Fortaleza não apresentou, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, novos casos da doença em um período de uma semana. O 37° informe semanal de 2022 destaca que, entre os dias 13 e 19 de setembro, a positividade das amostras (RT-PCR) de fortalezenses, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 0%. Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido) comemorou o resultado. “Aproveito para agradecer, do coração, a todos os profissionais de saúde pelo empenho desde o começo da pandemia“, disse.

“Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid, há 2 anos e meio, Fortaleza não registrou nenhum caso no período de uma semana. Entre 13 e 19 de setembro, todos os 590 exames analisados na rede pública tiveram resultado negativo“.

A Prefeitura de Fortaleza vai divulgar, nesta quarta-feira, 21, o boletim de atualização da situação epidemiológica da covid-19 na Capital cearense. Conforme a gestão, todas as amostras enviadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN) na última semana deram negativo. A titular da saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, aponta que o cenário é resultado de um conjunto do esforço dos trabalhadores da saúde e da população. “O momento é de agradecer a todos que se engajaram entre o poder público e a sociedade civil, especialmente aos trabalhadores da saúde e ao SUS que uniram forças no enfrentamento da pandemia”, ressalta.

Pelas redes sociais, o prefeito José Sarto também destacou a importância do dado.

Vacinação

O médico epidemiologista Antônio Lima destaca que a vacinação foi um dos fatores importantes para a chegada deste resultado. “O aumento da testagem e da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias continuam sendo, junto com medidas não farmacológicas, as estratégias cruciais para consolidar o controle da doença”, explica.

Do início da pandemia até esta segunda-feira, 19, foram registrados mais de 371 mil casos de covid-19, além de 11.622 óbitos. Durante a terceira onda, que teve seu pico em janeiro de 2022, a positividade chegou a 56,1%. Ou seja, mais da metade dos testes realizados naquele período tinham resultado positivo. Entre 13 e 19 de agosto nenhuma morte foi confirmada, mantendo uma média móvel de 0% em relação a óbitos.

No total, foram vacinadas contra a covid-19, em Fortaleza, até a última sexta-feira, 16, 2.424.424 pessoas com a primeira dose, 2.311.912 com a segunda, 1.481.644 com a terceira dose e 548.706 com a quarta dose. Atualmente, todos os fortalezenses a partir de três anos de idade podem iniciar seu esquema vacinal contra a doença sem necessidade de agendamento prévio, basta buscar os centros de vacinação após 72h da realização do cadastro no site Saúde Digital.

A relação dos locais de vacinação na Capital é divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza.

[ Mais notícias ]