A Universidade Federal do Ceará (UFC), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará assinaram um protocolo de intenções para a transferência da titularidade de imóvel que pertencia ao Correios à UFC, no Palácio da Abolição, nesta sexta-feira (2). O prédio, sede do Centro de Encomendas e Entregas (CEE) do Correios, vai compor o novo Campus da Universidade, no bairro Praia de Iracema.
O documento assinado prevê ainda cooperação do Governo do Estado para a construção de um novo Centro de Distribuição para a empresa, em um espaço que ainda será indicado. O acordo tem anuência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Após a realização dos procedimentos necessários, a transferência definitiva da propriedade dos Correios será efetivada por meio de assinatura de termo próprio. Em seu discurso, o reitor da UFC, Custódio Almeida, destacou que a instalação da Universidade em determinada área da cidade é um passo que não retrocede.
“Muito pelo contrário, quando se instala, ela, na verdade, convida para o seu entorno muita gente. Um trânsito de 3.000 a 4.000 estudantes vai conviver diariamente com o bairro em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Nosso objetivo é dar velocidade ao processo, com uma ocupação diária que possa somar e ajudar plenamente”, reforçou.
O reitor fez uma saudação especial aos representantes da Vila dos Almirantes e do Poço da Draga, duas comunidades localizadas na vizinhança do imóvel, com as quais assegurou que a instituição manterá relações de aprendizado mútuo e cooperação. “A UFC tem o compromisso de ficar junto com vocês naquele território, e esse ‘ficar junto’ é estender a excelência e a qualidade que está presente em tudo o que a gente faz. Trazer mais qualidade de vida, oportunidades de formação para quem vive lá agora e para as futuras gerações”, afirmou Custódio.
A governadora em exercício, vice-governadora Jade Romero (MDB), iniciou sua fala fazendo menção à história que a UFC carrega e ao seu importante papel em projetar o estado do Ceará como referência em ciência, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e políticas públicas. “Em um estado justo, que reflete nosso desejo de um país unido e forte, que consiga superar as diferenças e favoreça o diálogo, nada mais emblemático do que tornar aquele um espaço universitário”, pontuou.
“A Universidade é um dos espaços de maior manifestação da democracia, pela diversidade que encontramos lá. É um lugar de pujança, de realização de sonhos, enfim, da concretude daquilo que a educação representa”, acrescentou.
CAMPUS IRACEMA
No final do ano passado, a UFC e o Governo do Ceará confirmaram a construção do novo Campus da Universidade no local onde seria realizado o Acquário Ceará. O espaço será sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Conforme Custódio Almeida, à época, o Labomar precisa de mais espaços e de novas estruturas para desenvolver seu potencial e ampliar os projetos dos cursos. Com a expansão física, pelo menos duas novas graduações estão previstas para o Labomar: Turismo Ecológico e Meteorologia.