O Fortaleza estreia nesta quarta-feira (3) na Copa Sul-Americana 2024 e vai ao Paraguai para enfrentar o seu primeiro oponente, o Sportivo Trinidense, pelo grupo D. O Leão tentará novamente a busca pelo primeiro título internacional, já que no ano passado chegou muito perto, empatando em 1×1 contra a LDU-EQU no tempo normal e perdendo nos pênaltis por 4×3. Para o jogo desta quarta, o Fortaleza joga sob pressão por não estar em um bom momento, além de não vencer há quatro jogos (três derrotas e um empate).
O adversário, no entanto, passa por um momento ainda mais delicado. O Sportivo Trinidense atualmente ocupa a penúltima colocação do Campeonato Paraguaio, com 7 pontos conquistados, possuindo duas vitórias, um empate e oito derrotas em 11 jogos. A equipe chega a Sul-Americana após ser eliminada da pré-Libertadores. A equipe superou o El Nacional-EQU, com um empate em sua casa por 1×1 e ganhou o segundo jogo por 1×0. Logo após, enfrentou o Colo-Colo do Chile, empatando o primeiro jogo como mandante por 1×0 e perdendo o segundo por 2×1.
A equipe não venceu nenhuma partida em seus domínios neste ano, somando cinco derrotas e três empates, contando Campeonato Paraguaio e a Copa Libertadores. Outra situação é que o clube tem a defesa mais vazada do campeonato nacional, com 21 gols sofridos em 11 jogos. O confronto entre as equipes acontecerá no Estádio Defensores Del Chaco, que tem capacidade para mais de 42 mil pessoas, e começará às 21 horas (de Brasília).