Começa nesta quinta-feira, 20, a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2023. A cerimônia de abertura ocorreu logo antes do primeiro jogo da competição, às 4h do horário de Brasília, entre Nova Zelândia e Noruega. Nona edição do torneio, essa será a primeira vez que a Copa terá dois países como sedes. O Brasil tenta o seu primeiro título.
A cerimônia de abertura, no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, terá como atrações principais a cantora neozelandesa Benee e a rapper australiana Mallrat, donas da música oficial da competição, chamada “Do It Again” (em português, Faça Novamente).
BRASIL
A seleção brasileira nunca foi campeã da Copa do Mundo Feminina, com sua melhor participação em 2007, na China, quando foi vice para a Alemanha, que venceu a seleção canarinha por 2 a 0 na final. No entanto, junto a Alemanha, Estados Unidos, Nigéria e Suécia, o Brasil completa os cinco países que disputaram todas as edições do torneio.
No Grupo F junto a França, Jamaica e Panamá, a Seleção estreia em 2023 na próxima segunda-feira, 24, às 8h do horário de Brasília, contra o Panamá, no Estádio Hindmarsh, em Adelaide, Austrália. Os outros dois jogos do time comandado pela técnica Pia Sundhage, contra França (29 de julho, 7h) e Jamaica (2 de agosto, 7h), também serão disputados na Austrália.
Ao fim da primeira etapa, as duas primeiras colocadas de cada um dos oito grupos se classificam para as oitavas de final.
Caso o Brasil passe de fase, ele pegará um dos classificados do Grupo H, que conta com as seguintes seleções: Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos. O primeiro colocado de um grupo pega o segundo colocado do outro.
Confira as atletas convocadas para a Seleção Brasileira
Goleiras
- Bárbara (Flamengo)
- Camila (Santos)
- Letícia Izidoro (Corinthians)
Defensoras
- Antonia (Levante/ESP)
- Bruninha (Gotham FC/EUA)
- Kathellen (Real Madrid/ESP)
- Lauren (Madrid CFF/ESP)
- Monica (Madrid CFF/ESP)
- Rafaelle (Orlando Pride/EUA)
- Tamires (Corinthians)
Meias
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Kerolin (North Carolina Courage/EUA)
- Luana (Corinthians)
- Adriana (Orlando Pride/EUA)
- Ana Vitória (PSG/FRA)
- Ary Borges (Racing Louisville/EUA)
Atacantes
- Andressa Alces (Houston Dash/EUA)
- Angelina (OL Reign/FRA)*
- Bia Zaneratto (Palmeiras)
- Marta (Orlando Pride/EUA)
- Debinha (Kansas City Current/EUA)
- Gabi Nunes (Levante/ESP)
- Geyse (Barcelona/ESP)
*A atleta Nycole (Benfica/POR), convocada por Pia, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no jogo treino da última segunda-feira (17), e por isso, não poderá atuar na competição. Angelina, suplente, foi chamada no lugar da atacante.