Menu

COP30: Ceará se compromete a entregar seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Ceará firmou o compromisso e garantiu que irá concluir e entregar seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), em alinhamento à Agenda 2030 da ONU. A iniciativa reforça o engajamento do Estado com políticas de desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibradas.

A informação foi confirmada ao Opinião CE pela secretária do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará, Vilma Freire, durante agenda na COP30, realizada em Belém (PA), com cobertura especial do Opinião CE. “Estamos desenvolvendo e será apresentado em breve”, confirmou, pouco depois da apresentação oficial do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, pelo Consórcio Nordeste, nesta terça-feira (11).

Na oportunidade, o Piauí se tornou o primeiro estado do Nordeste a oficializar a entrega de seus ODSs. A entrega foi feita pelo presidente do Consórcio e governador do estado, Rafael Fonteles (PT). “A mudança climática real só irá acontecer com estados e municípios. Sem isso, é enxugar gelo. O Piauí dá exemplo do que podemos fazer”, ressaltou.

O movimento indica uma articulação regional em torno da sustentabilidade e da transição ecológica. Também estiveram na cerimônia outros governadores e representantes do Governo Federal: ministro do Planejamento e da Integração Regional, Waldez Góes, e Carina Vitral, assessora do Ministério da Fazenda.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também confirmou que o processo está em andamento em seu estado, sinalizando que os governos nordestinos caminham juntos na consolidação de metas sustentáveis e no fortalecimento da agenda climática regional.

O que são e a importância dos ODSs

Os ODS da ONU são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem uma agenda global adotada 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade até 2030. Os objetivos abrangem aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Com a entrega dos ODSs, o Ceará busca integrar as políticas públicas estaduais a indicadores globais de sustentabilidade, abrangendo áreas como educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, combate à pobreza, transição energética e adaptação às mudanças climáticas.

A medida está alinhada à estratégia nacional apresentada durante a COP30 para fortalecer o papel dos estados na implementação da Agenda 2030 e na consolidação do Plano Brasil Nordeste, que propõe uma transição ecológica justa e inclusiva para a região.