Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Coligação de Elmano entra com ação contra santinhos falsos que associam Wagner a Lula

Segundo a campanha de Elmano, o material pode "criar a ilusão no eleitor de falsas alianças formais entre os candidatos".
Falso santinho, distribuído no Ceará, reúne Capitão Wagner, candidato ao Governo do Ceará pelo União Brasil, e o ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência, como supostamente aliados. Foto: Reprodução

Compartilhar:

A Coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, da candidatura de Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Ceará, entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) contra a campanha de Capitão Wagner (União Brasil) por propaganda irregular. Neste domingo, 2, santinhos que fazem associação do candidato do União Brasil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram encontrados em diversos pontos do Ceará.

O material gráfico traz Lula e Wagner lado a lado, indica os números dos dois e o texto: “O melhor para o Brasil. O melhor para o Ceará”. Na parte posterior do santinho, a indicação para votar no candidato do União Brasil para governador e em Lula para presidente.

Falso santinho, distribuído no Ceará, reúne Capitão Wagner, candidato ao Governo do Ceará pelo União Brasil, e o ex-presidente Lula (PT), candidato à Presidência, como supostamente aliados. Foto: Reprodução
Parte de trás de santinho que aponta votos para Wagner e Lula como aliados. Imagem: Reprodução

Segundo a campanha de Elmano, o material pode “criar a ilusão no eleitor de falsas alianças formais entre os candidatos”.

“Diante disso, para que o eleitor não fosse induzido ao erro na hora de votar, requeriu, entre outras medidas, remoção imediata de todo e qualquer material de propaganda eleitoral associando a imagem do Capitão Wagner às de Lula e Camilo Santana; proibição de novos materiais impressos pela Coligação; e que a referida Coligação seja notificada”, diz nota enviada pela campanha petista.

Consultada, a equipe de Capitão Wagner nega ter qualquer relação com o material. Segundo informações do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do MPCE, Emmanuel Girão, além dos “santinhos”, também foram encontradas camisetas reunindo as imagens de Lula e Wagner no Ceará.

“O eleitor pode votar em quem quiser, para governador, para presidente. Mas, na propaganda com essa característica não é verdadeira porque esses candidatos não estão juntos nessa eleição. Eles não fazem parte do mesmo partido, da mesma federação, não estão coligados. Então, a única questão é essa: não indica uma situação verdadeira de apoio”, explica o promotor.

Nesses casos, a orientação é o recolhimento de qualquer material que apresente essa irregularidade.

Apoios e coligações

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorre ao Palácio do Planalto pelo Partido dos Trabalhadores que, no Ceará, apresenta a candidatura de Elmano de Freitas para o Palácio do Planalto. Dessa forma, legalmente, a imagem dele não pode ser associada a de Capitão Wagner, já que ele disputa o mesmo cargo que o deputado estadual petista e tem no União Brasil o nome de Soraya Thronicke para a Presidência.

[ Mais notícias ]