Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Convênio pode garantir mestrado a professores das redes municipais do Ceará; entenda

Dentre as pautas apresentadas pela Aprece, estavam tratativas sobre o Transporte Escolar e um convênio com a Seduc para viabilizar mestrados profissionais para professores da rede municipal de ensino
Foto: Aprece

Compartilhar:

A Secretaria da Educação (Seduc) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) estão nos preparativos de um convênio para viabilizar mestrados profissionais para professores da rede municipal de ensino em Educação, Português, Matemática e História no Estado junto a universidades estaduais. A informação foi confirmada de forma exclusiva ao OPINIÃO CE pela analista em Educação da Aprece, Vládia Cosmo.

“Ainda não há uma previsão de início dessa capacitação, mas o convênio já está sendo elaborado para que Aprece e Seduc possam ir se articulando junto às universidades estaduais na oferta desses programas de formação”, afirmou.

Nesta semana, demandas dos municípios cearenses foram levadas pelo presidente da Aprece e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, em reunião com a secretária de Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela.

O objetivo do encontro foi alinhar informações e ações para viabilizar políticas públicas efetivas e de qualidade para os municípios cearenses, considerando as metas estaduais e as necessidades e dificuldades locais. Além do convênio para viabilizar bolsas de mestrado, a Aprece falou sobre o transporte escolar e apresentou uma proposta de formação continuada em educação, arte e cultura, como já ocorre para os docentes do ensino médio, sendo agora ampliada para os professores dos municípios.

O foco seriam os docentes do último ano do Ensino Fundamental II, o 9º ano, que agora será no formato integral.

Cronograma de atividades

Segundo Vládia, “ficou estabelecido um cronograma de atividades para que o comitê consultivo possa desenvolver um estudo técnico aprofundado, principalmente nas políticas públicas educacionais com impacto direto no financeiro dos municípios, como a implementação do novo modelo socioeconômico dentro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS”. Conforme a analista, uma nova reunião ficou acordada, ainda sem uma data definida, onde serão analisadas as ações encaminhadas dentro dessas definições iniciais apresentadas.

Também participaram do encontro a secretaria executiva de Cooperação com os Municípios da Seduc, Emanuelle Grace; a secretária executiva da Aprece, Jenine Macedo; além do consultor econômico da associação, André Carvalho. O comitê consultivo é formado além da Aprece e Seduc, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

[ Mais notícias ]