Quatro convenções partidárias realizadas em Fortaleza definiram candidaturas e prefeito, vices, vereadoras e vereadores, como também oficializaram apoios às postulações. No sábado pela manhã, o Partido Social Democrático (PSD) oficializou a deputada estadual Gabriella Aguiar como candidata a vice-prefeita da Capital na chapa encabeça por Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa (Alece) e pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
A convenção do PSD contou com presenças de lideranças locais e nacionais, como a do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Gabriella Aguiar estava acompanhada dos pais, Domingos Filho, ex-vice-governador do Estado e presidente estadual do PSD, da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; do irmão, o deputado federal Domingos Neto, além de Evandro Leitão e outras lideranças petista que participaram do evento para consolidar a aliança entre as legendas.
Na ocasião, Evandro Leitão fez o discurso de abertura, fazendo elogios à colega de Alece. “Deus não escolhe os preparados, mas prepara os escolhidos. Gabriella vem sendo preparada”, destacou.
REELEIÇÃO
No domingo (28), O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou a candidatura do prefeito de Fortaleza, José Sarto, à reeleição. Também foi anunciado o candidato a vice-prefeito, Élcio Batista (PSDB). Ele destacou a ligação entre as duas legendas na gestão do município.
“Há três anos e meio os dois partidos têm trabalhado em conjunto, construindo um projeto inovador para a Cidade”, enfatizou Élcio Batista
Durante o discurso, Sarto falou da motivação para servir o povo fortalezense, lembrando que os pais vieram do Interior para a Capital em busca de qualidade de vida para a família.
“Sou filho de uma enfermeira que veio a Fortaleza cheia de esperança. Essa busca por oportunidades é o que move o nosso povo. É esse desejo de mudança que impulsiona nossas vidas e que transforma nossa Capital no que ela é hoje: uma cidade que nos enche de orgulho”, destacou o candidato à reeleição.
O Prefeito também pontuou temas importantes que serão centrais durante a campanha que terá início na segunda quinzena de agosto. Sarto usou parte do discurso para dar destaque à questão da segurança pública.
“Fortaleza tem a maior educação do Brasil, o maior percentual de educação em tempo integral, a maior política pública de juventude. Nós temos as maiores políticas de inclusão e isso ainda se torna insuficiente diante da violência. Não podemos aceitar isso! Por isso, ampliei o efetivo da guarda, capacitando e armando, entre outros programas, para garantir a segurança da população”, pontuou Sarto.
APOIOS
No sábado o partido Democracia Cristã (DC) também realizou convenção e oficializou a chapa de candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e formalizou apoio a Sarto nas eleições municipais. O Prefeito Sarto esteve presente ao evento destacou o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos e que tornou Fortaleza a maior economia do Nordeste e a melhor educação do Brasil.
“Agradeço o apoio do DC, do seu presidente estadual, Robson Leite, e de seus candidatos. Nós começamos um processo de mudança e Fortaleza não pode parar nem retroceder. Temos que seguir adiante”, frisou Sarto.
Robson Leite, presidente estadual do DC, apontou que o apoio ao prefeito Sarto é a sinalização da continuidade de mudanças em Fortaleza. Também afirmou que Sarto foi responsável pela gestão de maiores investimentos na periferia da Cidade.
PRD
Ainda no sábado José Sarto participou da convenção do Partido Renovação Democrática (PRD). O partido é o terceiro a formalizar apoio ao gestor nas eleições municipais deste ano.
“Nós temos, hoje, o maior número de candidatos a vereadores de Fortaleza. O PRD vem para somar na construção desse projeto de união, em defesa dos avanços que conquistamos nos últimos anos. E vamos trabalhar juntos para realizar muito mais. A mudança já começou e não pode parar!”, declarou Sarto.
OUTRAS CONVENÇÕES
No próximo sábado (3 de agosto), o União Brasil realizará a convenção municipal, entretanto ainda sem o nome do vice definido. O pré-candidato do partido é o ex-deputado federal e ex-secretário da Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner, que tem lidera as últimas pesquisas. A convenção será realizada no Colégio Tiradentes.
Na mesma data, o PT realizará a convenção, com a presença confirmada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento acontecerá no Centro de Formação Olímpica (CFO), no bairro Passaré.
O PL, partido da extrema-direita que tem como pré-candidato o deputado federal André Fernandes, ainda não marcou a data da convenção. Existe a especulação de que o partido espera a confirmação da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro para marcar a data da oficialização da candidatura do parlamentar.