O PSD realiza neste sábado (27) um encontro duplo em Fortaleza. Às 9h, no Ginásio da Unifametro, no bairro Jacarecanga, ocorre a convenção municipal do partido na Capital e um encontro estadual da agremiação. Devido à reunião das lideranças locais, no qual serão definidos os candidatos dos municípios no Interior do Estado, o presidente da Nacional do partido, Gilberto Kassab, comparecerá à ocasião. Estão sendo aguardados filiados de todas as regiões do Ceará, deputados estaduais e federais, além de pré-candidatas e pré-candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. Domingos Filho, presidente do Diretório Estadual, e Luiz Gastão, presidente do Municipal, também estarão presentes.
A convenção, sob o comando de Gastão, vai definir a chapa do partido para o Legislativo. A legenda, como confirmou o dirigente ao OPINIÃO CE, vai lançar chapa completa, com 44 nomes. Atualmente, o PSD possui a segunda maior bancada da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), com sete vereadores. A meta é eleger de oito a 10 nomes.
Como confirmou Gastão nesta quinta-feira (25), o partido não vai lançar o deputado federal Célio Studart (PSD) na condição de candidato a prefeito em Fortaleza. Ele pleiteava uma candidatura ao cargo máximo do Executivo. Após a confirmação ao OPINIÃO CE, o Diretório Estadual do partido divulgou uma nota em que afirma que apoiará a candidatura do presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão (PT). O PSD tenta indicar a vice para compor chapa com o petista. A deputada estadual Gabriella Aguiar é a mais cotada. “[Na convenção,] já vamos sinalizar que vamos marchar com o pré-candidato do PT, o Evandro. Sendo homologado, nós vamos acompanhá-lo”, afirmou Gastão.
CENÁRIO PEESSEDISTA
O cenário da legenda já é de definição em parte das cidades cearenses. Segundo a legenda, em municípios onde o partido disputa a reeleição, candidatos “já estão preparados e com forte musculatura política” para o pleito, que será disputado no dia 6 de outubro.
Conforme o ex-vice-governador Domingos Filho, o partido larga na frente pelo seu “perfil democrata” e “com unidade entre lideranças”. “Temos uma relação de cordialidade mútua que nos permite um consenso partidário com diálogo e bom relacionamento com todos. E quando chegamos a decisões, o processo já foi tramitando com a segurança que um grupo político precisa ter. Estamos prontos para fortalecer ainda mais a posição da legenda em Fortaleza e no interior do Estado”, reforçou.