Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Convenção confirma Sarto como candidato à reeleição e define vice neste domingo (28)

Nos bastidores, os tucanos Élcio Batista, atual vice, e Cláudia Gomes, vereadora de Fortaleza, são citados por lideranças pedetistas
Prefeito de Fortaleza, José Sarto. Foto: Tainá Cavalcante/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O PDT realiza neste domingo (28) sua convenção partidária em Fortaleza para homologar o nome do prefeito José Sarto (PDT) como candidato à reeleição. Além disso, o momento vai confirmar quem vai compor a chapa majoritária com o gestor, na condição de vice, e vai lançar os nomes pedetistas que vão disputar vagas na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O partido vai apresentar chapa cheia, com 44 nomes. O momento acontece às 9h, no Colégio Farias Brito do Centro. 

Nos bastidores da política, o nome do então vice-prefeito nas eleições passadas, Élcio Batista (PSDB), enfraqueceu. Dentre os nomes colocados, o que aparece com mais força é o da vereadora Cláudia Gomes (PSDB). Como apurou o OPINIÃO CE, no entanto, fonte próxima ao prefeito confidenciou que a parlamentar não estaria sendo discutido na alta cúpula do Diretório Municipal pedetista em Fortaleza e que o debate faria parte de um “lobby dos vereadores”.

Leia mais | Mulher, tempo de TV e força partidária: Sarto vive indefinição para escolha de vice

Caso ela seja a escolhida, a vice seguiria com o PSDB, citado por lideranças pedetistas, como o presidente do PDT Ceará, Flávio Torres, como o “partido mais importante” do arco de alianças que reúne 10 siglas: PDT, PSDB, PMN, PMB, PRTB, Democracia Cristã, Avante, Cidadania, PRD e Agir 36. Em participação à sabatina conduzida pelo UOL e pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (25), Sarto afirmou que existe um “indicativo momentâneo” para que o PSDB siga na composição da chapa.

Torres, ouvido pelo OPINIÃO CE, disse que a definição por vice tem que levar em consideração a força partidária. “Tem que somar com tempo de TV, com uma liderança que ajude e é nessa configuração que estamos trabalhando”. Nesse sentido, o ex-senador projetou a permanência do PSDB na condição de vice, e que, se a indicação fosse da legenda tucana, “Élcio seria o maior valor”. “Ele é o vice. Se não é nenhuma novidade, ele seria o candidato natural”, afirmou, ressaltando ainda que isso representa apenas uma opinião pessoal e que ele não seria contrário à indicação de uma mulher, “que tem que ser valorizada na política”.

ELEIÇÕES EM FORTALEZA

Além do prefeito, pelo menos outros sete nomes se colocam com pré-candidatos à Prefeitura: Capitão Wagner (União Brasil), Evandro Leitão (PT), André Fernandes (PL), Eduardo Girão (Novo), Técio Nunes (Psol), Zé Batista (PSTU) e Haroldo Neto (UP). Desses, os três primeiros são os que aparecem com mais força nas pesquisas de intenção de voto e, portanto, representam maior perigo à continuidade do PDT à frente do Palácio do Bispo.

Durante sabatina na quinta-feira, Sarto afirmou que não veria problema em se aliar aos demais postulantes ao Executivo em um eventual segundo turno. Segundo o pedetista, caso chegue à etapa final do pleito, ele vai “conversar com quem for possível”, e que nenhum partido está fora de opção, inclusive o PT, legenda a qual tem concentrado críticas mais duras. Ao se mostrar confiante em “estar no segundo turno”, o prefeito destacou que a ocasião representa uma “nova eleição” e uma nova pactuação. “Vou conversar com quem for preciso para que a gente continue esse processo de mudança em Fortaleza, para continuarmos com os avanços”, disse.

DESAFIO

O ex-deputado federal Capitão Wagner é quem tem liderado as últimas pesquisas, aparecendo como um dos principais adversários do pedetista. Ainda sem definição de vice, sua convenção será realizada no dia 3 de agosto, às 8h44, no Colégio Tiradentes. Apoiado pelo Governo do Estado e pelo presidente Lula (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, é o pré-candidato do PT. Também ainda sem vice definido, sua convenção será no mesmo dia da de Wagner. Há uma expectativa que o presidente Lula (PT) participe do momento. O mandatário cumpre agenda em Fortaleza no próximo fim de semana. Já pelo PL, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal André Fernandes concorre ao cargo. Ele segue sem data marcada para a convenção.

[ Mais notícias ]

Coleta seletiva em Eusébio é referência no Estado

A coleta seletiva de Eusébio funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h. A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Amma) é responsável por acompanhar o projeto e dar todo o suporte e orientação necessários