Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Construção das instalações do ITA Fortaleza deve começar em setembro

Durante Simpósio em Brasília nesta quarta-feira (14), o governador falou sobre a construção de um laboratório para o Campus, em uma parceria entre o Comando da Aeronáutica e a Fiec
Momento de lançamento da pedra fundamental para construção do ITA Fortaleza, em janeiro. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Investimento anunciado para o Ceará em 2023, a construção do primeiro Campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) fora de São José dos Campos, em São Paulo, deve ser iniciada no mês de setembro deste ano. O governador Elmano de Freitas (PT) falou sobre o assunto, na manhã desta quarta-feira (14), durante o IV Simpósio da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), em Brasília. A primeira estrutura a ser construída deve ser um laboratório para pesquisa. “Já fizemos licitação e começamos a construir as novas instalações, talvez, agora em setembro”, disse o governador.

Na terça-feira (13), foi assinado um termo de referência do Comando da Aeronáutica junto à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para a construção do laboratório. O valor do investimento não foi informado pelo governador, que disse apenas que serão “alguns milhões de reais”. Na unidade cearense do ITA, serão iniciados dois novos cursos para a instituição: um de Engenharia das Energias Renováveis e outro de Engenharia de Sistemas. “Queremos ter a possibilidade de ter muita pesquisa [no Ceará]”, postulou o governador.

O ITA Fortaleza será implantado gradativamente, no decorrer de dez anos, com previsão para formação de turmas e início dos primeiros cursos em 2027. Neste semestre, entretanto, já haverá o processo seletivo para os primeiros alunos. Os estudantes que passarem no teste vão ficar os dois primeiros anos na unidade de São Paulo, e os próximos três, a partir de 2027, no Ceará. 

CONSTRUÇÃO ITA FORTALEZA

A licitação para a construção das primeiras estruturas da nova sede do ITA foi assinada no último mês de maio. As obras, que caberão à Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) e com acompanhamento na elaboração do projeto e supervisão das etapas construtivas da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica – entidade vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB) -, devem ter o investimento inicial de cerca de R$ 89,5 milhões do Governo Federal, como já anunciado pelo Executivo Estadual anteriormente. Este valor deve ser usado para a contratação dos serviços de elaboração dos projetos básico e executivo, e a construção de um bloco de alojamentos e um bloco com dois módulos de salas de aula.

[ Mais notícias ]