Voltar ao topo

21 de março de 2025

Consórcio Nordeste volta a recomendar a governadores e prefeitos uso obrigatório de máscaras em locais fechados

Caso os governantes acatem a sugestão de forma integral, o uso de máscara seria obrigatório em locais como transporte público, cinemas, academias e restaurantes
Foto: Thiago Stille/Governo do Ceará

Compartilhar:

Após o aumento recente de casos de covid-19 no Ceará e outros estados do Nordeste, o Consórcio Nordeste voltou a recomendar o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais fechados ou com a aglomerações. O pedido consta no último boletim científico lançado pela organização e traz uma série de medidas sugeridas a governadores e prefeitos da região Nordeste.

Caso os governantes acatem a sugestão de forma integral, o uso de máscara seria obrigatório em locais como transporte público, cinemas, academias e restaurantes.

“A redução da testagem, do rastreamento e do isolamento, associada à retirada das máscaras e à falta das doses de reforço, resultou em taxas elevadas de infecções em diferentes países, incluindo o Brasil, permitindo o aparecimento de novas variantes da Ômicron”, afirmou o boletim, publicado na sexta-feira, 25.

Além disso, o Consórcio recomenda a realização de novas campanhas sobre a importância de vacinação, utilização de vacinas para aplicação da 5ª dose em pessoas no quadro de risco, além de exigir do Governo Federal a compra de vacinas para as novas variantes. A lista inclui, ainda, garantir acesso a medicamentos eficazes contra a covid-19, como o Paxlovid e o Baricitinibe.

Aumento de casos

Segundo o Consórcio, a atual situação de aumento no número de casos “exige que os governos dos mais diferentes níveis assumam um papel de liderança a fim de impedir uma explosão dos número de casos nos próximos 60 dias”. No Ceará, o total de confirmações aumentou cerca de 700% em duas semanas e avançou em quase todo o Estado. O balanço consta em boletim epidemiológico publicado pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, também na sexta-feira, 25.

Os maiores aumentos de casos confirmados foram registrados nas ADSs de Caucaia (840%), Maracanaú (785,7%), Fortaleza (724,4%) e Cascavel (714,3%). A única área que apresentou redução de casos foi a de Quixadá (-7,7%).

[ Mais notícias ]